Friday, November 30, 2012

Beasts os Southern Wild

Desde que surgiram as primeiras listas de possiveis candidatos aos oscares que no terreno dos filmes mais pequenos e independentes surge este pequeno filme, principalmente na categoria de melhor actriz onde a pequenina Wallis parece ter convencido pequenos e maiores em termos de critica, comercialmente este filme teve pouca visibilidade fruto da sua pouca visibilidade e pouca capacidade comercial.
Existe um quase culto de que os filmes mais exprimentalistas e aclamados de Sundance tem de ser valores seguros quase como se lei se tratasse, devendo ser venerados por todos que se consideram amantes do cinema, e este pequeno filme e quase um incon desse tipo de cinefilo. Pois a minha opinião neste filme, e mesmo ja tendo aperciado muitos filmes que surgiram naquele festival, neste caso a minha opinião e negativo e incompreensão total por tanto ruido em torno deste filme. Se por um lado estamos perante um filme cru, que impressiona pela dureza e pelo estilo de vida de besta dos seus personagens integrados em tão pouco, o certo é que narrativamente o filme é um vazio desligado sem qualquer linha ou creatividade na forma com que a historia por um lado existe mas ainda pior na forma como que é transmitida. Ou seja é daqueles filmes que é tão neutra a sua historia de base que o espectador perde-se ao estar atento a envolvencia esquecendo o filme em si.
Alias cada vez mais é a ideia que os filmes em monologos são por si so uma mais valia, mas neste caso como na maioria de outros tornam-se filmes penosos, filmes muitas vezes perdidos na divagação sem ideias que vem na reflexao de personagem um metodo facil de transmitir ideias dificeis,
Ou seja estamos perante um estilo de cinema que se perde em si, temos muitos casos de filmes que relatam cruamente realidades ou estilos que são filmes completos e narrativamente interessantes como por exemplo cidades de deus, contudo ultimamente temos vindo a assistir a preferencia por dissertações vagas sobre algo que temos dificuldade em saber, e que fazem as delicias de quem gosta de ver cinemas pelos ouvidos dos outros.
O fillme fala de um comunidade propria que vive na miseria mas presa a alegria da colaboração e pela defesa do instinto mais sobrevivente do ser humano, no meio disto tudo temos uma pequena que assiste a degradação fisica do seu pai, e do espaço onde vive necessitando de procurar novos desafios para sobreviver.
O argumento acaba por ser o ponto mais debil do filme, sem uma historia concertada, sem nenhum ingrediente que pegue no espectador e o paralise frente ao filme, parece sempre um filme com demasiada filosofia e pouca arte, sendo o argumento nas suas componentes basicas a maior certeza deste facto.
A realizaçao e interessante a criaçao de um espaço sombrio sem qualquer tipo de beleza, da ao filme a estetica que o filme precisa e que o podia impulsionar para outro plano, contudo a componente mais importante do filme, ou seja a historia não o consegue seguir.
Em termos de cast Wallis domina, alias o filme e sobre si, e com um papel nem sempre facil dai que convecça e chame a atençao contudo pensamos que o grande valor da interpretação advem da idade e não da sua dificuldade o resto do cast de desconhecidos está satisfatorio para este mesmo plano.

O melhor - A contextualização do espaço numa degradação social nunca visto.

O pior - O argumento filosofico

Avaliação - C-

No comments: