Wednesday, November 28, 2012

Hope Springs


Poucos poderiam um dia pensar que pudesse existir uma comedia romântica sobre a temática da sexualidade quase na terceira idosa, contudo este ano surgiu aqui precisamente o contrario um filme sobre única e exclusivamente essa temática e acima de tudo com dois dos actores mais conceituados da historia recente do cinema como par, ou não fosse Lee Jones e a tri oscarizada Streep. Pese embora o elenco e originalidade da historia os resultados comerciais estiveram longe de outros títulos com o mesmo género mas com uma população mais nova, e mesmo criticamente esteve algo longe daquilo que já observamos em cada um dos actores na sua carreira.
O que podemos começar por dizer deste filme é que o mesmo é bem intencionado, ou seja, pegar num assunto próprio original e bem real e tentar fazer um filme suave, bem disposto que trata com ligeireza um problema concreto de muitas relações. E se o objectivo é este o filme acaba por perder por não conseguir concretizar-se de uma forma concreta por um lado porque em termos de comedia ao não querer ser exagerado e polemico acaba por ser suave demais, com um humor lento, que não consegue funcionar principalmente nos espectadores mais jovens. Depois com a sua ligeireza não consegue ter a dimensão e o alcance que o tema num aspecto mais dramático poderia ter.
Outro aspecto do filme é a sua baixa sensualidade, o que nos parece ser um defeito mais do que a idade dos protagonistas na forma como os torna cinzentos dentro de si próprio, antes da idade as personagens são desinteressantes e isso não os permite funcionar nem em termos de critica mesmo de algum sexy appeal que o filme necessitava principalmente no seu fim.
Ou seja estamos perante uma comedia ligeira, sobre um tema imponente mas que e concretizado com demasiadas precauções ou riscos tornando-o num filme frouxo quase sempre desinteressante e monótono que se desenrola a passo de caracol.
A historia fala de um casal a entrar na terceira idade que não consegue manter qualquer manifestação de contacto físico típico de uma relação de amor, neste momento o elemento feminino tenta conseguir ajuda especializada que leve ao relançar de um casamento.
O argumento tem toda a sua força na temática real e actual, mas acaba por perder toda a força da forma pouco corajosa com que a linhagem narrativa e criada de uma forma cinzenta sem ritmo sem emoção e sensualidade, muito perdida pela forma como as personagens são criadas de base.
A realização e a típica em filmes de comedia romântica, colorisa, com luz mas pouco ambiciosa em termos artísticos não arrisca, mas também não nos parece que o facto de ser simples contamina em algum ponto o porque do filme.
Por fim o cast juntar Lee Jones e Streep e dar todo o peso e qualidade que o filme podia precisar mas desperdiça completamente o talento de ambos com particular destaque o de Streep quase sempre em piloto automático já Lee Jones ligeiramente mais convincente e trabalhado, funciona melhor principalmente na sua rigidez, Já Carrel completamente desnecessário.

O melhor – Um tema pouco cinematográfico mas bem actual

O pior – A falta de graça natural do filme

Avaliação – C-

No comments: