Wednesday, November 21, 2012

Sinister

Cada vez mais os filmes de terror tentam encontrar um espaço que os conduza a sucessos passado, e se existiu um titulo que principalmente na dinamica paranormal conseguiu impor um estilo foi o primeiro episodio de The Ring. Pois bem ao longo do tempo foram varios os filmes que se tentaram aproximar, mas penso que nunca um tão declaradamente como este sinister. Os resultados contudo estiveram longe, mesmo tendo em conta o intervalo de tempo, por um lado comercialmente o filme pese embora não se possa considerar um floop teve resultados dentro de um intervalo normativo, e depois por outro lado porque criticamente não foi ao lado de algum colocar de parte, pese embora em termos medios ate tenha conseguido positivo o que não e comum em filmes de terror mais declarados.
Sobre o filme podemos dizer desde logo que tem um problema grave, se bem que é mais negro e com um estilo mais terrorifico do que The Ring as colagens são por demais evidentes na narrativa, na forma só conseguindo alterar e na minha opinião para algo melhor na sua conclusão, principalmente em efeitos de genero do que propriamente em efeitos comerciais. Contudo a originalidade é sempre necessaria e deve ser trabalhada e neste caso o filme falha por alguma falta de originalidade.
Contudo devemos valorizar o horror traduzido em situaçoes concretas e documentadas em filme, um segredo do filme que pela sua frieza cria impacto, alias o impacto do filme em termos de segmentos e forte o que e uma mais valia para qualquer filme de terror e este não e excepçao.
Ou seja estamos perante um filme que funciona como terror, se bem que por vezes perde por ser algo previsivel nos pontos que faz o espectador pensar ja que noutros nao consegue agarrar o espectador, contudo que no final e como querendo assistir a um filme de terror até sai satisfeito com a conclusão de um filme que consegue cumprir algumas das premissas que se propoem com sucesso, sendo que outras ficam demasiado na rama.
O flme fala de um escritos que tenta reactivar o seu sucesso na descoberta de um assassinio mudando-se para a casa onde ocorreram os factos enquanto observa o video dos acontecimentos todos eles documentados algo de estranho começa a surgir que o conduz a tentativa de descobrir o que esta por tras dos assassinatos.
O argumento perde pela falta de profundidade alguns atalhos narrativos e por se prender demasiado ao filme The Ring, contudo nos aspectos exclusivos do argumento perde para este filme, principalmente nas personagens e envolvencia das mesmas menos funcionais na historia talvez mais misteriorsos para outros objectivos.
O que se pode dizer e que este realizador que teve o seu maior sucesso do exorcismo de Emely Rose, esta talhado e tem futuro no terror consegue criar panico e medo, mas falta lhe guião, principalmente neste filme, porque na criaçao do ambiente, com particular destaque nos filmes dentro do filme, funciona bem.
Os filmes de terror nunca exigem muito dos actores optando normalmente por actores de segunda linha ou em inicio de carreira aqui Hawke funciona como a figura mais sonante de um actor que ja teve melhores dias, e que este filme da-lhe o seu estado da carreira ou seja sem grande fulgor.

O melhor - O filme dentro do filme.

O pior - Já vimos este filme.

Avaliação - C+

No comments: