Sunday, November 25, 2012

Trouble with a Curve

Sempre que Clint Eastwood realiza mas acima de tudo actua num filme muita é a expectativa em seu torno referindo-se como possivelmente ao ultimo trabalho do actor/realizador. Este ano e de uma forma surpreendente e sem estar ao leme surgiu neste particular filme sobre baseball e sobre a terceira idade, o que causou logo ruidos. Os resultados contudo estiveram longe o ser os esperados desde logo criticamente onde ficou longe da unanimidade que é comum quando ele propria se coloca ao leme, tambem comercialmente nem mesmo a presença de Timberlake chamou a atenção de um filme que para os seus objectivos acabou por conseguir resultados modestos.
Sobre o filme podemos desde logo dizer que o que Eastwood tenta ao maximo efectivar nos seus filmes ou seja densidade e complexidade narrativa neste filme não existe, estamos perante uma historia simpatica e simples, de puro entertenimento sem grandes objectivos morais, contudo acaba por funcionar como uma fabula moderna bem disposta com um ritmo interessante com um sentido de humor apurado principalmente em dialogos bem escritos que faz o espectador sair bem disposto mesmo que saiba que as recordações do filme não são daquelas que se gravam definitivamente na memoria.
Ou seja podemos dizer que o que prejudica o filme são as expectativas criadas pela presença de Eastwood normalmente mais relacionado com dramas intensos ou com filmes criticamente fortes, aqui estamos claramente com um tipico filme de desporto para o grande publico, com ambições bem medidas e sem grandes euforias o que seria dificil face a presença de tao ilustre figura.
Como lado negativo estamos perante um filme que encaixa em quase todos os esteriotipos dos tipicos filmes de desporto e mesmo um humor mais forte o consegue libertar de uma proximidade pouco original com outros filmes que foram sendo criados ao longo do ano, sobre os diferentes desportos e facanhas e nesse particular podemos acusar o filme de alguma falta de intensidade e originalidade no seu todo.
Õ filme fala de um olheiro de basebol em fim de carreira que começa a acarretar alguns problemas de saude tipicos da sua idade, ai o seu desempenho profissional começa a ser colocado em causa, e tem como tarefa observar uma possivel primeira escolha do draft, aqui e com a ajuda de uma filha com quem tem uma relaçao conturbada numa pequena cidade começa a descobrir o seu estado e o seu futuro.
O argumento e importante na forma como escreve os dialogos e como o humor suave funciona como entertenimento no filme, contudo na exclusividade narrativa o filme atalha diversas vezes sem ser sempre pelo caminho mais correcto parecendo querer tornar demasiado simples aspectos que deveriam ser mais complicados.
Em termos de realização estamos perante um filme simples, sem grande preocupações esteticas ou mesmo de enquadramento é um filme de pouca ambiçao neste particular que apenas pertende dar das personagens o que elas são, não embeleza o filme esta escolha mas tambem nao o prejudica.
Por fim o cast de excelencia se por um lado Eastwood esta solto talvez como quase nunca esteve num registo mais comico que ate funciona em contraste com a rigidez da imagem e culto, mas o papel e simples mais interessante por tudo que tras consigo do que pela interpretação em si. Adams tem um papel suave longe dos melhores papeis mas que lhe da uma imagem simpatica bem como Timberlake mais ligado do que nunca nas referencias as comedias romanticas.

O melhor - O humor suave e bem disposto do filme.

O pior - Alguns atalhos narrativos proprios de um filme sem grandes ambiçoes

Avaliação - B-

No comments: