Sunday, February 26, 2012

Red Tails


E conhecido o facto de Janeiro não ser prodigo em estreias mediaticas, mas um filme que tenha a chancela de George Lucas e sempre objecto de alguma expectativa mesmo que este explique que esta sua ideia so teve a sua produçao porque nenhum estudio quis apostar num filme de pilotos de avioes negros em plena grande guerra. O resultado do filme foi misto se por um lado em termos criticos nao passou da mediania com tendencia negativa, as coisas correram melhor comercialmente onde os quase cinquenta milhoes de dolares ja amealhados sao consistentes para nao considerar esta aposta como perdida.
Red Tails e um filme facil, ou seja dentro do que ja vimos em disputas de cor, em diversos temas como escola futebol, a historia repete-se mas desta vez com pilotos de aviões e a sua forma de serem funcionais em plena grande guerra, pelo que a primeira avaliação que se pode fazer deste filme e que não é propriamente prodigo em creatividade e originalidade do tema.
Mesmo depois no desenvolvimento dos aspectos da sua narrativa fica sempre com a sensação de pouco trabalho e opção sempre pelo caminho mais facil e do prazer obvio, em vez de tentar condensar mais os propositos do filme, ou mesmo a forma como o contexto cultural poderia ser melhor trabalhado.
Red Tails fica sempre na sensação de nunca ser um filme que ambiciona ser de primeiro plano pela escassez de intensidade emocional, pese embora as circunstancias do filme assim o permitam e potencie, pela forma como os proprios efeitos especiais do filme sao diminuos ou seja daqueles filmes que parece sempre querer ir para um caminho facil sem grandes sobressaltos.
O filme fala de um grupo de negros que se encontram ao serviço dos EUA na segunda guerra mundial contudo pese embora sejam pilotos por decisao politica apenas fazem missoes de segunda esperando a oportunidade para terem o seu momento.
O argumento e basico, nao na forma como constroi a sua narrativa central mas em aspectos secundarios acaba por nao atingir qualquer tipo de profundidade e coerencia, as persoangens nao sao muito evoluidas, sendo o tipico filme de acçao com pouco condimento.
A realização nao tem os meios de outros filmes, mas a forma de filmar nem sempre facil, acaba por ter bons momentos principalmente na altura, contudo os efeitos acabam por condicionar uma tarefa ja de si dificil.
Para escolher um cast de afro americanos sem querer entrar nas figuras maiores acaba sempre por perder dimensao e o filme sofre isso, Cuba e Howard sao apenas figuras presenciais, sendo que os protagonistas sofrem falta de carisma no ecra. Ruah apresenta-se como figura meramente decorativa.

O melhor - A intenção do filme

O pior - Não querer e limitar a sua profundidade.

Avaliação - C

No comments: