Friday, February 10, 2012

Hugo



Muitos ficaram supreendidos quando Scrocese acunciou que o seu filme seguinte seria uma especie de filmes para crianças em formato 3d, quase como se uma fabula de natal se tratasse. De imediato poucos o apontaram como favorito na listagem a nomeações tentando descreditar o realizador num modelo que não estava habituado. Contudo logo apos a visualização do filme tudo mudou, as criticas renderam-se por completo a obra do realizador quer em termos produtivos quer em termos narrativos, conseguindo importantes premios e colocando-se numa linha inicial na luta pelos premios. Mesmo assim isto nao fez o filme ter uma explosao comercial, como alias normalmente Scrocese nao tem, pese embora este facto os resultados sao consistentes.



A analise que se pode fazer deste filme tem que começar pelo seu primor tecnico se dissermos que e uma das obras mais completas e deslumbrantes do pontos de vista tecnico nao estamos a ser exagerados, surpreendente de cima abaixo parece uma obra de arte visual como raramente foi visto no cinema, com uma utilizaçao perfeita do 3d e daqueles filmes que ficara como um marco historico no cinema pela sua dimensao e qualidade imaginativa das suas imagens.



Se isto não bastasse para todo o peso que o filme tem em si, mais dois pontos positivos o filme tras desde logo uma ternura emocional impressionante nas suas personagens perdidas em busca do seu proprio concerto como se de um relogio se tratasse, alias este comparaçao metaforica e mesmo o grande simbolismo moratorio de um filme riquissimo neste tipo de conteudo. O ultimo ponto interessante e extremamente bem conseguido no filme e o documento historico em termos de cinema, este filme vive e transpira cinema em todo o seu mundo, num objecto que rapidamente se tornara num pilar do cinema moderno glorificando os seus pioneiros.



O unico senao do filme e demorar demasiado tempo a arrancar em se tornar magico a introduçao das personagens e demasiado longa e o filme algo lento que nao compactua com a qualidade estetica que desde inicio ele tem consigo, mas no final pouco ou quase ninguem se recorda deste mesmo ponto.



O filme fala de um jovem orfão que aos poucos quer reconstruir um boneco deixado pelo seu pai, e que segundo ele lhe tras uma mensagem, aos poucos esta descoberta conduz ate a um particular dono de uma loja de brinquedos com muito por tras de si.



O argumento e interessantissimo em diversos pontos nao so do ponto de vista documental, mas mesmo na construçao das personagens, da demasiado espaço a estas o que faz o filme por vezes perder ritmo mas ganha na sua consistencia interna que e vector fundamental de grandes obras,.



A realizaçao de Scorcese e brilhante em todos os niveis na conjugaçao do moderno e antigo, na forma estetica que da ao filme tem a realizaçao do ano e uma das melhores dos ultimos vinte e anos, demonstra a maturidade que talvez poucos realizadores consegue imprimir, fazer um filme simples sem a diferença de uma toada seria e coerente, e sempre madura.



O cast e brilhante desde logo nos mais pequenos dois actores do melhor que a geraçao parece trazer dominam o filme de inicio a fim sem espaço para mais não, Kingsley e o secundario de luxo num filme que contudo fica marcado por tudo o resto e coloca as excelentes prestaçoes ainda assim num segundo plano.






O melhor - O cinema moderno ao seu maximo.






O pior - Perder ritmo para ganhar consistencia






Avaliação - A-

No comments: