Sunday, February 19, 2012

Joyfull Noise



Muitos podem ter ficado surpreendidos sobre como e que um musical de Gospel que tem nas suas figuras maiores quer a secundarissima Latifah e a já mitica Parton poderia ter honras de estreia Wide. Muitas destas duvidas podem ser explicadas pelo facto de se tratar de um filme lançado em Janeiro onde normalmente nao existe muita ambição nos filmes que sao lançados, quase como exprimentar o sabor da bilheteira. Pois bem os resultados foram os mais esperados possiveis desde logo em termos de bilheteira onde os resultados foram parcos e tambem em termos criticos onde as avaliações foram bastante negativas.



E obvio que o Gospel e um dos pontos mais importantes da cultura afro americana alias isso ja foi traduzido em inumeros filmes quase sempre com a mesma formula e o mesmo objectivo, pois bem este filme e apenas mais um que lança num grupo de coro uma serie de disputas pessoais e dramas familiares que são resolvidos de uma forma muito suave num filme de domingo a tarde com muito pouco condimento a nao ser uma ou outra vivencia musical. Pois bem em termos de desenvolvimento narrativo estamos perante um filme muito limitado em termos de alcance ou mesmo em termos de creatividade ou espontaneadade quase sempre o filme impera num caracter basico pouco trabalhado, numa especie de comedia afro americana que fez escola mas que ultimamente ja tem perdido muito espaço.



E daqueles filmes que ao tentar abraçar tantos generos com tao pouco conteudo em si, nao consegue quase nada, nao sendo uma comedia com graça um musical com bons momentos e nao tem intensidade dramativa.



Enfim um filme pequeno que rapidamente vai sair do imaginario de quem o viu, pois a sua força interna nao permitira uma perpetuaçao temporal.



O filme fala de dois jovens de familias opostas num coro de gosspel e acima de tudo com alguma dificuldade familiar que se apaixonam e sera no coro que ambos fazem parte que encontrarao a melhor expressao do amor deles.



Em termos de argumento temos um filme mais que limitado não so na pouca construção de personagens mas acima de tudo na forma com que nao se consegue diferenciar em si como comedia quase sempre sem graça. E daqueles filmes que é um completo deserto de ideias novas e que vive do que já rentabilizou.



A realização a cargo de um novato que apostou em filmes passados na arteria afro americano, e daqueles que nada traz de novo mesmo as sequencias musicais fica sempre com sabor a que poderiam ir mais longe, mesmo assim nao e por aqui que o filme fica comprometido.



Em termos de cast podemos dizer que este filme e o desespero total se por um lado Latifah ainda se encontra rodada o certo e que o seu esteriotipo de personagem se vem tornado repetitivo ate a exaustao parecendo ja nao existir espaço para mais igualdade nas mesmas, e por outro lado Parton ja há muito que desapareceu no cinema numa arte sem espaço para cliches sem tempo.






O melhor - O momento musical Maybe i'm amazed.






O pior - A falta de interesse natural do filme.






Avaliação - D

No comments: