Wednesday, February 08, 2012

A cat in Paris


No momento em que sairam as nomeações para os oscares existiu uma categoria que reuniu em si algumas das maiores supresas do evento, ou seja a categoria de melhor filme de animação quase sempre dominado pelos grandes estudios. Pois bem este ano entre os cinco existiam duas nomeações europeias como ja o ano passado tinha acontecido. Um deles foi este thriller de acção frances numa animação primaria, de pouca duração, que pouco ou nada tinha sido visto não so em termos comerciais mas acima de tudo em termos criticos.
A primeira analise que podemos fazer a este filme e a surpresa pela nomeação desde logo porque quer do ponto de vista estetico de criaçao artistico e acima de tudo na simplicidade e linearidade do guiao nao conseguimos encontrar qualquer tipo de o vector que o caracterize ou que marque qualquer diferença pela positiva. Desde logo a sua forma precoce do ponto de vista tecnico demasiado rudimentar ao qual se junta uma historia de base policial pouco criativa e obvia, com um conteudo moral pouco interessante, tendo sempre muito mais uma toada de comedia policial do que animaçao, nao se percebendo a razao do filme ser neste formato.
Contudo e se do ponto de vista narrativo ate se pode compreender alguma forma de ser da sua historia com a tentativa de ser um filme para toda a gente este ponto e mais dificil de perceber na forma estetica do filme, so na parte final e com o englobar na historia da catedral de notre dame conseguimos encontral algum ponto concreto de paris que poderia ser bem mais explorado no filme, principalmente tendo em conta o seu titulo.
Enfim so se consegue perceber esta nomeaçao pelo facto de incentivar a produçao de animaçao no cinema europeu, caso contrario e obvio que hollywood pelo menos teve filmes bem melhore do que este que nada conseguiram por exemplo Timtim.
O filme fala de um gato domesticado por uma familia liderada por uma mae que perdeu o seu marido numa investigação policial fruto de ter sido morto por um bandido, e um outro ladrao que a noite com a ajuda do gato acaba por efectuar diversos assaltos, a luta contra o mesmo bandido o gato e depois a filha da policia vai levar a uniao nos momentos mais complicados.
O argumento e pobrezinho nao so em termos da construçao da historia mas acima de tudo na forma como esta se desenvolve, dialogo e acima de tudo o desenvolvimento do proprio filme muito pouco para um filme que deveria ambicionar um cadito mais.
Tambem em termos de produçao nao temos um filme de primeira linha com uma estetica e uma animaçao 2d rudimental com algum estilo proprio e certo nao prima pela beleza e muito menos pela forma original, ou seja merecia muito mais para a nomeaçao.

O melhor - Ser diferente na actualidade.

O pior - Mesmo neste campo existir bem melhor pelo mundo fora.

Avaliação - C

No comments: