Thursday, February 09, 2012

Chico & Rita


Juntamente com A Cat in Paris existiu outra surpresa na nomeação para os oscares da academia, concretamente este pequeno filme espanhol, de um grande cineasta apostado em dedicar-se a animação, filmado dentro de Cuba e que passou quase despercebido no cinema internacional mas que esta nomeação para o oscar acabou por lhe dar o mediatismo que poderia ter sido obtido por outro lado. Em termos criticos pese embora as avaliações sejam maioritariamente positivas o certo e que o filme nao foi uma explosao critica. Tambem em termos comerciais as coisas nao foram particularmente intensas com resultados modestos em todos os mercados.
A primeira coisa que desde ja temos de premiar no filme e a sua qualidade tecnica e grafica conjugando uma componente estetica de primeira linha um filme com uma estetica propria interessante trazendo uma imagem animada de uma Havana e Nova iorque como poucos sequer tentariam arriscar. Contudo dizer que o filme vale muito mais tecnicamente do que propriamente em si proprio e na sua narrativa e tambem certo e um facto ou seja o estilo musical e acima de tudo amoroso da sua toada perde sempre pelo encruzilhar intenso de novos elementos que nada trazem de benefico aquilo que o filme quer na realidade ser. Mesmo assim temos bons momentos principalmente quando o filme se centra na dinamica relacional central e mesmo na paixao pela musica, ou seja estamos mais do que tudo numa especie de animaçao europeia musical.
Talvez por tantos ingredientes pouco comuns podemos dizer que a nomeação e mais que justa para aquilo que o filme quer e acima de tudo para os novos parametros daquilo que o filme tras mais do pontos de vista estetico premiando aqueles que ainda arriscam uma forma clara de ser.
O filme fala de dois jovens cubanos que perdidos numa Havana algo descriminativa mas com o amor pela musica encontram o amor em ambos contudo vidas turbulentas e carreiras diferentes leva a que a procura de um pelo o outro passe para o outro lado para Nova iorque ate ao reencontro final.
O argumento e bem escrito como romance na sua dinamica relacional pese embora este facto perde se em elementos secundarios diversas vezes e isso faz o filme ser por vezes demasiado solto, mesmo assim o filme tem bons momentos e acima de tudo uma boa contextualizaçao temporal.
Em termos de realizaçao Trueba tem um trabalho fantastico em todos os niveis principalmente no estetico e na animaçao que pese embora seja em 2d acaba por trazer consigo tudo aquilo que a evolução nos pode dar.

O melhor - A animaçao com caracter.

O pior - A densidade narrativa demasiada entrelaçada

Avaliação - C+

No comments: