Sunday, February 05, 2012

Footloose


A falta de creatividade de novos titulos em Hollywood tem conduzido ao boom de remakes de filmes que marcaram sucesso em gerações anteriores com algumas alteraçoes de forma a contextualiza-los na actualidade um dos filmes que mereceu este tipo de adaptaçao no ano passado foi Footloose o mitico filme de dança com bacon, desta vez trazendo ao ecra um conjunto de jovens desconhecidos. O resultado contudo foi mediano, se criticamente os remakes na maior parte das vezes nao entusiasmam qualquer pessoa tambem em termos comerciais o filme este longe de ser entusiasmante com resultados medianos nos EUA ao qual se ligaram pessimos resultados em torno do globo.
Um dos grandes problemas dos remakes que sao lançados numa outra epoca e a tentativa de os contextualizar na actualidade sem perder a envolvencia e o segredo dos seus originais, pois bem e neste ponto que o filme falha em quase toda a linha, ou seja a incapacidade que tem em si de parecer alguma coisa, quando na verdade o filme e passado nos nossos dias numa comunidade impossivel de existir nos nossos tempos.
Outro ponto de footloose que se perde completamente e alguma inocencia da maior parte das personagens,a dança deixa de existir em si proprio e vem ao filme apenas como metodo de sedução criando antagonismos com toda a frieza e a forma fechada com que a propria sociedade descrita acaba por ser apresentada.
Pese embora todos estes factos o filme tem bons momentos dançantes e e fiel ao seu antecessor, principalmente na forma como os momentos musicais acabam por ser blinadados e acima de tudo na frescura que tras num filme sem mas intençoes apenas conduzido a um filme de adolescentes basico sem grandes ambiçoes em nenhum tipo de contexto.
O filme fala de um jovem que apos a morte da mae vem viver para uma pequena cidade dos EUA onde apos a morte de cinco jovens e proibido concentraçoes para dançar, pois bem como este individuo tem a dança no sangue algo vai começar a mudar e a musica começa novamente a atacar.
O argumento e o mais basico e fiel ao primeiro filme pese embora as tentatives de reajustes em termos temproais no meu entender saia quase sempre furado para um filme que depois apenas insiste em limites minimos de dialogo e acima de tudo de envolvencia e conteudo das personagens.
Em termos de realizaçao estamos perante um filme com bons momentos de dança sempre com a camara atenta ao movimento de pes que e a força da saga, nao e uma realizaçao esteticamente empolgante mas nao e por aqui que o filme perde qualidade.
A escola para o cast dois jovens com caracteristicas parecidas ou seja bons dançantes mas com muito para evoluirem como actores dificilmente conseguem atingir o carisma ou a simpatia natural do publico e isso pode ser nefasto para um filme como este.

O melhor - Alguns poucos momentos musicais

O pior - A actualizaçao temporal

Avaliação - C

No comments: