Sunday, February 19, 2012

Journey 2: The Mysterious Island



Pois bem depois do sucesso de Viagem ao Centro da Terra que conseguiu conduzir a mais um passo no mundo do 3D neste inicio de ano surgiu uma peculiar sequela com algumas bases da primeira mas baseado na tentativa de traduzir numa vertente juvenil uma saga muito ao de leve dos livros de Julio Verne. Pois bem da primeira equipa so ficou Hutcherson mais adulto mas com a mesma sede de aventura, sendo que desta vez a adaptaçao foi para Ilha Misteriosa, com o mesmo formato. Os resultados contudo ficaram aquem do primeiro filme, nao em termos criticos onde os resultados medianos foram semelhantes ao seu antecessor mas em termos de bilheteira onde a aposta no dias dos namorados para lançamento saiu forado pela opçao natural de filmes com outro tipo de contexto.



Desde logo na minha opiniao salvaguardo que estamos perante um filme bem mais comercial do que o primeiro e agradavel em todos os sentidos desde logo por uma toada com mais humor o que retira alguma rigidez do primeiro filme. Por outro lado ao ser num espaço aberto da ao filme uma força visual que o primeiro acaba por ter alguma dificuldade em criar e depois pois com a maturidade das personagens em termos de idade existe mais força de lhe dar uma dinamica mais diferente e forte do que o primeiro filme queria.



Assim temos um interessante filme comercial de acçao que tem em The Rock e Caine as apariçoes que dao um novo folgo principalmente comico a uma saga que de comico tinha muito pouco, esta reinvenção parece ganha pese embora alguns dos pontos discutidos do primeiro filme se mantenham desde logo a forma pouco madura com que tratam a obra literaria do autor, por outro lado a falta de ambiçao de fazer um filme mais completo e quem sabe a adaptaçao que os livros provavelmente nunca tiveram, ou mesmo a possibilidade de tecnicamente e com tantos meios efectuar um filme mais forte em termos esteticos e de produção.



Mesmo assim e um filme agradavem principalmente para uma população mais jovem que me parece conseguir melhor funcionar naquilo que o filme lhes quer dar, sendo mais completo em diversas vertentes que o seu antecessor.



O filme fala da mesma personagem que recebe do seu avo a mensagem encriptada que encontrou a Ilha Misteriosa assim o jovem na companhia do seu padrasto e de dois auxiliares embarca na aventura numa ilha cheia de misterio e simbolismo.



O argumento apesar de ser pequeno e quase sempre facil, tem um ponto interessante que e conjugar um filme completamente diferente com aquilo que o livro de Verne nos dá. Pese embora este facto o filme acaba tambem por colocar de lado profundidade para ser um filme facil de ver e para uma população mais pequena.



A realizaçao pese embora tenha bons momentos e meios acima da média, não consegue nunca adquirir uma estetica chamativa, principalmente por alguma falta de creatividade na realização que parece sempre tendo em conta a tematica do filme ir bem mais alem do que realmente foi.



O cast e explorado para funcionarm em termos comerciais e funciona neste registo Hutcherson podera ser um actor de futuro em termos de acção ja demonstrou isso, The Rock e Caine tem na comedia um bom acento a carreiras muito diferentes e Hudgens da a suavidade feminina que o filme precisa.






O melhor - Ser um filme bem direcionado para um publico juvenil.






O pior - A realização e estetica podiam ir bem mais longe.






Avaliação - C+

No comments: