Sunday, December 19, 2010

Tangled


Todos os anos na altura de natal e normal quer a Disney, quer a Dreamworks apostarem num cinema de animação mais tradicional mais proximo do que as tradiçoes do cinema de animação nos trazem vulgarmente. E se a Dreamworks foi mais revolucionaria com o seu Megamind, a Disney trouxe-nos uma historia bem mais tradicional, com a diferença contudo de o fazer numa abordagem diferente com menos tradicionalismos. Os resultados deram uma clara vantagem a Disney nesta abordagem de um conto de fadas, principalmente criticamente onde este tangled foi bastante bem recebido, e nao fosse o espetaculo chamado toy story e teriamos aqui o maior candidato ao oscar de melhor filme de animação. Ja em termos comerciais tudo muito igual nesta disputa, contudo a aproximação do mercado das ferias de natal podem trazer vantagem a este ultimo.

Pode a mesma historia sobre princesas, ladroes, e madrastas mas ser contada novamente numa nova adaptaçao ao cinema e mesmo assim surpreender, pode e a resposta e este Tangled, pese embora a essencia narrativa de base seja por deveras conhecida e ja gasta, de amores proibidos, e mesmo na construçao e actualidade do humor das personagens que figura toda a riqueza do filme, que caso fosse mais arrojado em toda a historia poderia mesmo ser um dos filmes de animaçao mais ricos da historia, contudo o investimento creativo do filme, ficou-se pela forma como os dialogos foram muito bem escritos, pelo hilariante das situações criadas, mas acima de tudo pela dimensionalidade que cada personagem consegue obter para si.

E daqueles filmes que e impossivel nao gostas, talvez em termos de narrativa mais direcionado para um publico mais pequeno, mas em termos de sentido de humor e mesmo nas sequencias capaz de agradar aos mais adultos. Espetacular tambem a forte dimensao da produçao no trabalho da expressividade facial das personagens que ao reunir-se com um bom dialogo tem a verdadeira alma do filme.

E certo que em termos de sumo do argumento muito pouco o filme tras de novo, quer na linhagem central da historia, mesmo pelo caracter fantastico da maioria das situaçoes, e isso faz o filme perder em alguns aspectos, contudo nao consegue por em causa a beleza e o encanto natural do filme

A historia fala de uma princesa com o cabelo poderoso que e raptada enquanto pequena e guardada numa torre apenas contactando com uma velha que a utiliza para se manter nova, acidentalmente um ladrao acaba por la ir ter para fugir da prisao, e aqui juntam.se para satisfazer os sonhos um do outro.

O argumento e a bela e mitica historia de princesas e princepes, na sua genese e no seu encanto nao trazendo consigo grande originalidade neste particular. Contudo todo o poder do filme se encontra na forma com que as personagens centrais e figurantes sao criados e na sua dimensionalidade.

A realizaçao e produçao podemos nao considerar de todo em termos de animaçao ainda mais para a Disney, que nos parece querer fazer o filme resultar sem jogar o maximo no mesmo, e acaba por ser uma opçao, as dificuldades estao visiveis nos momentos em que a agua entra em cena

A escolha de vozes sem grandes nomes e tambem ele um ponto positivo no filme principalmente a de Mandy Moore para a personagem central conjugando alguma capacidade interpretativa com a voz colocada para os momentos musicais, sempre bem acompanhada por todo o elenco de vozes


O melhor - A actualidade dos personagens


O pior - O nivel produtivo quando o elemento agua e introduzido


Avaliação - B

No comments: