Saturday, December 18, 2010

For Colored Girls




Nos ultimos anos Tyler Perry tem sido um dos mais assiduos e respeitados autores do cinema de origem afro americano, inicialmente com a transposiçao das suas peças de teatro e televisao para o cinema, mais tarde com a criaçao de novas sequelas para as suas personagens, e so com este filme, sai da criaçao de tudo e mesmo da interpretaçao, para tentar quem sabe subir algum patamar na escala do cinema norte americano, por isso nao e de estranhar o momento em que e lançado, tentando quem sabe aparecer nos oscares da academia. Contudo pese embora o risco tornado seja maior saindo da sua rotina os resultados foram os mesmos, criticamente mediano, sem grandes momentos de euforia, e em termos comerciais, temos mesmo de dizer que o seu cinema habitual mais suave conseguiu conquistar melhor o publico.

For Colored Girls, e ao mesmo tempo o filme mais adulto do autos, e aquele que mais facil e de nos conseguirmos circuncrever num unico genero, e um drama assumido, e um filme sobre mulheres e sobre a sua fraqueza perante alguns propriedades da vida. Funcionando num multi story, aos poucos as personagens vao se reunindo acondensado uma serie de problemas, parece-me obvio que Perry tem alguns pontos muito bem trabalhados no filme, desde logo a forma como consegue trazer a si o dramatismo de todos os personagens, por outro lado o não tentar sem politicamente correcto, o nao ter medo de arriscar em situaçoes mais duras, mais violentas, o filme a determinado momenot parece nao ter limite na forma como introduz as suas personagens numa escalada de violencia e de destruição.

O grande problema do filme, é na forma pouco creativa com que o realizador posteriormente acaba por nao conseguir ir mais alem, ou seja na forma como o filme e concluido, o realizador volta a sua forma mais leve, quase como se tudo o que tivessemos visto antes nao deixasse marcas em ninguem, e aqui o filme, nao consegue assumir para si o drama intenso que assistimos em mais de duas horas.

Ganha se a vantagem de ver mais um realizador num tipo de cinema completamente diferente do que nos habituou, mesmo com os mesmos actores, contudo ainda parece que tem que aperfeiçoar aspectos fundamentais para fazer um grande filme.

O filme fala-nos sobre o drama de diversas mulheres na sociedade afro americana, uma vitima de violencia conjugal, duas irmas sem relaçao, uma ex prositituta, uma assistente social e uma gerente de uma revista famosa, tem tanto de diferente como em comum.

O argumento tem ao mesmo tempo partes interessantes na forma como vai unindo as personagens como cria problematicas tao semelhantes em personagens tao distintas, mas perde nos atalho de opçao, ou seja nos momentos criticos parece nunca conseguir chegar a soluçao de excelencia, mas sim ao mais esperado. Isto faz com que as proprias personagens nao sejam muito bem trabalhadas e muito menos os dialogos.

A realizaçao de Perry, começa com ambiçao, de ser um filme para todos, nao circunscrito como a maioria dos seus filmes, temos risco, temos algum poder estetico e creativo, mas aos poucos torna-se num filme tipico de Perry quase filmado em ritmo de telenovela, mesmo que a musica tente mudar esse rumo.

Em termos de cast. Perry nao perdeu a sua guarde honra, mesmo retirando a sua face do ecra, o que perde alguma qualidade pois o seu cast habitual so consegue alguns momentos de brilhantismos, com a vivida Newton, que domina o filme com um papel impressionante de principio a fim do filme, uma actriz com qualidade que merecia quem sabe outro tipo de projectos, com mais dinamica.


O melhor - A vertente dura e dramatica do filme


O pior - A conclusao demaisado suave


Avaliação - C+

No comments: