Monday, December 06, 2010

Get Low




O ano passado em pleno festival de Toronto houve um filme que colocou as atenções em si, foi este Get Low, a critica mais especializada colocoou-o de imediato nos candidatos naturais aos oscares desse ano, mas problemas na distribuição do filme adiaram-no para este ano. Onde o tempo apaga algum do mediatismo, as chances diminuiram. Talves tambem a recepção no festival foi claramente mais vistosa do que a geral, onde tudo foi mais dividido, para um pequeno filme que aos primeiros claroes se viu envolvido em grande. Comercialmente pouco a dizer de um filme pequeno de baixo orçamento que quase ninguem viu.

Get Low e um filme particular, daqueles filmes que roda e tem toda a sua vida à volta de uma unica personagem concreta, para força propria do filme a personagem e interessante tem uma vida surpreendente e caracteristicas de personagem que faz o filme ter muito por onde andar. A ideia um pouco estranha tambem acaba por se tornar naturalmente o coraçao do filme, desde logo pela peculariedade do mesmo sobre uma pessoa que quer fazer o seu funeral enquanto vivo, para poder ser ele a dizer a sua vida.

COntudo o filme perde apenas em alguns tiques mais assumidos dos filmes independentes, desde logo pelo ritmo demasiado brando a determinada altura que deixa por exemplo algum teor de comedia que o filme assume no seu inicio cair por terra, e depois pelo obvio desfecho do filme alias tudo e algo previsivel, mesmo que na maior parte do tempo as coisas saiam bem ao realizador.

O filme fala de um velho mistrioso personagem que se torna uma urban legend da cidade, contudo por tras de si existe uma historia e um porque, aos poucos este começa a preparar a sua festa de funeral, quando decide oferecer a uma das pessoas o incrivelt terreno que construiu.

O argumento tem tanto de simples como de peculiar, alias a determinada altura a naturalidade de tudo faz nos esquecer de ideia tao bizarra que se encontra visivel no filme. Em termos de personagen e um filme que nao se deixa ficar pela riqueza natural da personagem central trabalhando bem as secundarias principalmente a interpretada por Murray

EM termos de realizaçao, um filme de epoca tem sempre algumas dificuldades e mesmo sem deslumbrar recordamos que para um estreante a este nivel podemos considerar satisfatorio todo o trabalho demonstrado, talvez sem força para chegar aos oscares mas quem sabe um bom prenuncio para o futuro.

EM termos de cast de longe o plano mais forte do filme, temos um Duvall que pese embora a idade parece caminhar para um reconhecimento mais forte de fim de vida, ja assim pareceu em The Road, mas aqui deve caminhar para mais uma nomeaçao num filme que comanda em toda a linha, numa das melhores prestaçoes do ano. Ao seu lado tem um Murray no seu estilo caracteristico, que por vezes e aperciado mas que da alguma ligeireza ao filme, que ganha com este facto. De registar o regresso do jovem Black a um cinema mais consideravel depois de alguma tempo perdido em franchising de baixa qualidade, para um jovem que ja foi uma das esperanças de hollywood,


O melhor - Duvall


O pior -Perder rapidamente o registo de comedia


Avaliação - B-

No comments: