Saturday, December 25, 2010

The Chronicles of Narnia: The Voyage of Dawn Trader


Há cerca de cinco anos atrás com a explusão de sagas como o senhor dos aneis, entre outras capazes de exploraram mundos paralelos com situações abstractas, ouve uma que conseguiu ganhar alguma dimensao no seu primeiro filme, falo da saga juvenil cornicas de narnia, com um primeiro filme que foi um verdadeiro sucesso, perdeu na segunda saga por tentar combater no sempre exigente mercado de verão, razão pela qual para esta terceira aposta voltou as origens ou seja as ferias de natal. Contudo a saga ja nao surpreende ou nao tem a mesma vivacidade de outros tempos, razão pelo qual os resultados foram completamente distintos do primeiro filme, com uma critica algo desgustosa relativamente ao produto final do filme, mas principalmente em termos comerciais o fillme foi um real floop principalmente em mercados americanos, onde estteve a anos luz de tudo anterior.

O grande problema do desenvolvimento da saga, foi mesmo o facto do filme nao ter ganhado maturidade, ou seja o problema de que o filme nunca consegue se impulsionar para um publico mais generalista, sendo sempre um filme basico para ciranças e pouco mais, alias com o passar de filme para filme ele tem sido cada vez mais tipico, os argumentos ficaram cada vez mais basicos, as situações cada vez originais e a tentativa de um cinema de humor ainda mais ridiculo, nao resultando nada de novo ao terceiro filme.

Neste filme a introduçao de novas personagens torna tudo ainda menos solto, e mais infantil sem qualquer tipo de interesse, e daqueles filmes que caso seja visto ou nao a saga continuara completamente na mesma, sendo a perda das duas personagens centrais ainda mais comprometedor para o resultado final do filme.

Neste filme encontramos os dois irmaos mais novos, em casa de uma tia ate que juntam-se novamente ao princepe caspian para mais uma aventura, levando consigo uma das personagens mais irritantes que ha memoria no cinema, um chato e aborrecido primo.

O argumento e fraquissimo em quase todos os pontos que o filme consegue desenvolver, pese embora o mote ja esteja mais que trabalhado, a nivel das personagens mesmo as ja existente vivem neste filme conflitos sem qualquer tipo de intensidade para alem da narrativa central que tem tando de limitado como de pouco trabalhado.

Em termos de realizaçao ja pensada em completo para o formato 3d temos boas sequencias de açao com o primor estetico que tem sido a mais valia de toda a saga, contudo em termos de efeitos especiais nada de novo pese embora a evolução dos mesmos ao longo do tempo.

O cast nada de novo os actores habituais com as mais que muitas deficiencias habituaism naquele tipo de registo que nada potencia em qualquer momento o que quer que seja, ou seja mais um nivel fraquissimo num alegado blockbuster.


O melhor - O formato 3d em termos esteticos


O pior - Ser o pior filme da saga que ja nao era famosa


Avaliação - C-

No comments: