Starring:
Michael Douglas, Mary-Louise Parker, Susan Sarandon, Danny DeVito, Jenna Fischer
Directed by:
Brian Koppelman, David Levien
Para um actor como Michael Douglas, passar para papeis de idoso, não sera certamente facil, mesmo quando já cumpriu mais de 60 primaveras, e o seu aspecto apesar de ainda muito mais jovem ja nao permite outras andanças. Solitary Man, poderia mesmo ser o filme da ideia que todos os adeptos do cinema tem deste mulherengo actor, quase biografico, pena e que os circuitos nao tivessem ja tao atentos a Douglas nesta fase da carreira, e que este filme quase fosse encaminhado directamente para DVD. COntudo nos ultimos tempos e com o aproximar dos premios, algumas listas colocaram Douglas nos possiveis candidatos, em rescaldo de uma critica que apesar de vibrante foi positiva para o filme, ao contrario do publico que pouco ou nada soube deste filme.
Solitary Man e um filme complexo, sob a forma animica de uma comedia, que permite que o filme nao tenha o rigor narrativo de um grande drama, tem como tema de base o sempre complicado tema do envelhecer e a forma como se aproxima do fim. Neste caso o filme tem dois lados por um lado explora na perfeiçao todas as forças do carpe diem, com todo o retorno que o mesmo podera trazer, e esses conflitos e recibos acabam por ser vincados no proprio personagem.
E daqueles filmes que podem ser considerados de domingo a tarde pela leveza da maior parte das sequencias, pela facilidade das mesmas, e uma comedia pela sua toada, e nao pelas suas piadas, nao faz em nenhum momento o espectador rir as gargalhadas, mas tb nunca o deixa do lado de la.
Não e um grande filme, pese embora os bons momentos, funcionam muito mais como uma homenagem a um actor que parece algo esquecido num ano que pode ser marcado pela nova etapa.
O filme fala de um pre idoso, que depois de um diagnostico reservado começa a viver a vida como nunca, tendo como unico intuito ter diversas relaçoes com mulheres mais novas, este estilo de vida, leva a que fique sem amigos, familia, e sem qualquer tipo de relacionamento e dinheiro que o leva a necessidade de optar.
O argumento pese embora nao seja muito rico nem em dialogos nem tao pouco em personagens secundarias, tenta ao maximo potenciar as caracteristicas da personagem central, pese embora exagere em algum esteriotipo, mas no global torna a personagem perto do publico.
A realizaçao e quase de telefilme, nunca tenta ir mais alem do que o normativo, e isso acaba por se tornar basico para o proprio filme, nao lhe permitindo outro tipo de dimensao, a forma como filme Douglas tenta mais transmitir a sua ainda visivel juventude do que propriamente a sua idade.
Em termos de cast, e um filme totalmente produzido para um unico actor, contudo se a forma como este encara o personagem e extremamente convincente com um papel com grande primor, pois bem em termos de dificuldade as coisas nao parecem tao exigentes ja que o papel e todo ele feito a pensar na propria forma de Douglas actuar, quanto aos secundarios nao ha espaço para mais ninguem nem para Eisenberg, um dos fenomenos do ano
O melhor - A personagem encaixar em Douglas
O pior - O filme poder ir mais alem nos dilemas da personagem
Avaliação - B-
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