Starring:
Jon Hamm, James Franco, David Strathairn, Alan Alda, Jeff Daniels
Directed by:
Robert Epstein, Jeffrey Friedman
No inicio do ano, e no rescaldo de todos os filmes que são lançados no já mitico festiva de sundance, existem algum que de repente se perfilam de imediato como candidatos naturais aos oscares, mesmo que so visionados por uma pequena parcela de pessoas. Um desses filmes foi este Howl, uma especie de biopic, dentro de um panorama homossexual, com muita creatividade e um efeito estetico interessante. COntudo e com a expansao do filme,dois pontos se puseram como obstaculos a este mesma consecução por parte do filme, por um lado a fraca divulgaçao do filme, com muitos problemas de distribuiçao e acima de tudo uma critica mais dividida entre os apaixonados pela obra de arte ou aqueles que acham o filme muito vistoso mas com alguns problemas de conteudo.
Devemos separar a analise deste filme em dois pontos centrais, por um lado a sua realizaçao, o seu caracter estetico e mesmo a sua propria abordagem ao filme, em tudo isto o filme consegue atingir tudo o que quer, e ao mesmo tempo um filme muito bem realizado com planos esteticos de grande beleza, numa abordagem diferente da vida de uma pessoa assumidamente e declaradamente diferente.
Por outro lado temos de ver o filme no seu tudo, enquanto uma obra de expressao narrativo, e aqui cai demasiado facilmente num vazio estrutural quase sem precedente, e um filme dificil de perceber, nao so o que nos quer mostrar mas acima de tudo o proprio alcance de si proprio, nao se limita a recordar as vivencias da personagem mas a dissertar sobre as mesmas acabando no final dos curtos 80 minutos de filme mais nao ser como um daqueles poemas de palavras bonitas mas que ninguem percebe ao certo o que querez dizer.
O filme fala sobre o aparecimento de um escritor e a forma como ele proprio elaborou a sua obra de excelencia, dos seus relacionamentos as suas disputas sempre vista de um ponto de vista literario e romantico.
O argumento e no meu ponto de vista o ponto fraco do filme, nao consegue quase nunca ser facil, obvio directo aos seus intuitos navega demasiado em dissertaçoes sobre o nada, tenta ser um poema, mas e dificil um poema ter imagens.
A realizaçao sim, demonstra toda a qualidade, originalidade e conceito estetico do proprio filme, pena e que a narrativa faça com todo o exprimentalismo do filme caia demasiadas vezes num vazio.
Em termos de cast, este era o filme por muitos esperados capaz de dar premios a um jovem actor que aos poucos tem conseguido ganhar o respeito e admiraçao do cinema. Franco preparava aqui quem sabe o filme mais valioso da sua carreira com Danny Boyle este filme onde tambem brilha num nivel diferente e num filme que lha da espaço para roubar todas as cenas, mas o filme e pequeno de mais para outros voos.
O melhor - A originalidade da realizaçao
O pior - A falta de entendimento do alcance do filme
Avaliação - C-
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