Wednesday, August 30, 2006


Volver

Starring:
Penelope Cruz, Carmen Maura, Lola Duenas, Blanca Portillo, Yohana Cobo
Produced by:
Agustin Almodovar, Esther Garcia, Esther García

Desde logo convem realçar que nunca fui adepto do cinema de Almodovar, e que apenas "fala com Ela" me pareceu realmente um filme completo e claramente de qualidade, nao aperciando o seu caracter desafiante que este introduz nos seus filmes. Contudo se há obra na carreira de almodovar que se afasta do teor polemico e excentrico das suas obras e este Volver, que de alguma forma nos tras um filme forte sob o ponto de vista emocional, mas recheado de personagens comuns, coisa que era pouco habitual no festival transexual ou gay que incotia nos seus filmes, contudo o ponto base de Almodovar continua lá, a forma degradante com que vai transmitindo as imagens, a obscuridade a tristeza das personagens mais uma vez e o teor dominante de um filme demasiado cinzento para uma obra assim.
Se bem que melhor de que a generalidade da sua filmiografia a meu ver, Volver peca por se centrar demasiado nas vivencias e conflitos emocionais das personagens, contudo estas a meu ver nao sao tão interessantes para carregar as suas costar um filme como este, dai que na maioria do tempo o filme seja penoso, e com um ritmo demasiado lento, ao que se soma a realização demasiado negra de Almodovar.
O positivo do filme centra-se de so a espaços a vertente polemica de Almodovar aparecer num filme, tipicamente europeu mas que peca no que de mais comum existe no cinema europeu, que e a lentidao de movimentos da camera.
O filme esta a ser alvo de uma boa recepção critica, salientado por uma parcela apoiante do cinema de Almodovar, tudo isto ja rendeu dois premios ao filme no concituado festival de Cannes. Contudo que me parece dos filmes menos marcantes do realizador, embora isso seja positivo na minha opiniao.
O argumento apesar de premiado, parece-me demasiado emotivo e por vezes romantico demais, e claramente vincado e dirigido para um publico mais femenino. A realização e banda sonora esta ao nivel que almodovar nos habitou sendo valorizada de forma subjectiva consuante a aproximidade que se tenha ao realizador.
O cast parece no geral bem constituido com actrizes habituais no realizador, onde se saliente a capacidade de retirar o que de melhor Penelope Cruz tem como actriz, fazendo esquecer o desastre da actriz em todas as produçoes norte americanas em que entrou.
Enfim um filme politicamente correto de almodovar, mas com as suas caractristicas tipicas que se gosta ou nao, neste ultimo ponto e o meu caso

O Melhor- A densidade emocional do filme

O pior - ALmodovar costuma pelo menos marcar o espectador com as suas historias neste caso acho que nao atinge esse ponto

Avaliação - C

No comments: