Friday, August 04, 2006


The Omen

Starring:
Liev Schreiber, Julia Stiles, Mia Farrow, David Thewlis, Seamus Davey-Fitzpatrick
Produced by:
Jeffrey Stott, Glenn Williamson, John Moore

Muitos sao os filmes de terror que estreiam todos os anos, também ja muitos tentaram personificar a "besta", e com o escassear de ideias nada melhor do que fazer remakes de classicos de terror. É o caso deste "The Omen" sem medo de arriscar, ao intrometer-se entre as grandes estreias de verão, empurrado por uma das melhores campanhas de markting dos ultimos tempos, aproveitando o simbolismo da data 6-6-2006, para ter uma estreia mundial, anunciando a chegada do fim do mundo, mostrando ser um blockbuster do genero nao so pela maquina produtiva, mas tambem pela maquina promocional que despertou. O certo é que os resultados apesar de satisfatorios, principalmente fora dos estados Unidos tiveram longe de ser estrondosos, muito porque o filme nao acompanha a promoção que teve, já que por uma lado o terror nao e assim tão intenso a besta nao e assim tão terrorifica, ou nao encarnace numa criança de 5 anos, e a sua margem de manobra tb ta longe das dimensões criadas. A narrativa do filme e de fraca qualidade com personagens quadradas, sem grande dimensionalidade que se limitam a fugir ou evitar o mal. Pedindo-se mais a um filme que assume esta dimensão.
Também o argumento nos parece uma extrema desilusão, sem grande profundidade e bases que sustentem a evolução do filme.
O ponto mais positivo e a beleza de algumas imagens e planos apresentados, que diferenciam os meios produtivos utilizados neste filme e em filmes menores do genero.
Esta grandiosidade esta presente também na escolha do cast do filme, cativando por um lado actores reconhecidos do publico (pouco comum no genero) como Stiles e Schriver, utilizando seniores de qualidade como Gambon e Farow, e a boa escolha da criança capaz de aterrorizar sem grandes movimentos. O que acaba por ser um bom cast muito embora com excepção do menor nenhum deles tenha oportunidade de brilhar.
Enfim um filme que e mais valioso pela excelente campanha de markting do que propriamente pela qualidade apresentada, ja que neste paramentro nao se diferencia em larga escala de muito dos produtos de terror fraco que estao constantemente a invadir o mercado

O melhor - O markting do filme, do melhor que observamos nas ultimos anos.

O Pior - E que o filme se traduza em mais uma obra fraca tipica do genero

Avaliação - C

No comments: