Monday, August 07, 2006


Lady In Water

Starring:
Paul Giamatti, Bryce Dallas Howard, Freddy Rodriguez, Jeffrey Wright, Bob Balaban
Directed by:
M. Night Shyamalan

Depois do megalomano sucesso de Sexto Sentido, o realizador indiano tornou-se um mega suscesso de Hollywood criando ondas de entusiasmos sempre que existe anuncio de um novo filme, e se bem que nunca repetiu o sucesso de Sexto Sentido, o certo e que ate o momento os filmes sequentes tiveram sucesso quer critico quer de bilheteira, com excepção de alguma divisao critica em "the Village" apesar de na minha opiniao ser o filme mais completo e surpreendente deste cineasta. O que e certo e que a base de "Lady in water" juntamente com as obras anteriores de Shyamalan deixavam antever outro sucesso estrondoso e mais uma obra singularmente genial. Pois bem as contas sairam em toda a linha furadas, primeiro porque a recepção critica do filme foi muito fraca sendo apupado severamente pela critica, e isto espelhou-se tambem numa fraca adesao do publico ao filme. E o sentido de tudo isto esta em alguma arrogancia do autor, que nunca simplifica processos no filme, recheando o de miticismo entrando facilmene numa narrativa que pouco a pouco vai caminhando para um beco sem saida e para um vazio total de ideias. O filme pode ate nem ser fraco, na minha opiniao nao o é, as personagens sao interessantes a historia orignial, contudo o autor caminha para uma historia demasiado fantastica e isso desenquadra aos poucos o filme, tambem o aspecto surpreendente do filme nao esta presente o que de alguma forma retira o cunho do autor. A falta de ritmo tb na minha opiniao ja presente em outros titulos do autor esta mais vincada ainda neste filme, sendo monotono a cada segundo que passa.
O argumento do filme começa bem, mas rapidamente segue caminhos dificeis e pouco abonatorios, as personagens aparecem e desaparecem rapidamentente ganham e perdem relevo a mesma velociadade, a grande ideia parece muito desaproveitada o que deixa a sensação que o realizador podia ter aqui um obra singular para toda a carreira.
A realização no global e bem efectuado tirando algum abuso excessivo de cenas demasiado escuras que nao assustam e nao enquadram o filme.
O cast parece bem escolhido sendo Howard e Giamatti encaixam na perfeição nas personagens se bem que estas nao tenham uma narrativa ao seu nivel.
Enfim o pior filme do realizador indiano e que pode ser um sinal de que nem sempre uma boa ideia faz um bom, filme e se nos anteriores ele conseguiu minimamente conciliar a ideia original com um bom filme aqui isso fica muito longe de ser conseguido.

O melhor . A originalidade de a ideia

O pior - A originalidade tornar-se num argumento confuso e por momentos disparatado

Avaliação - C+

No comments: