Tuesday, April 16, 2024

The American Society of Magical Negroes

 Quando foi anuncido este projeto, muitos ficaram entusiastas com o facto de termos um filme sobre alguem com poderes magicos numa sociedade secreta que poderia tambem ser um filme que levava a questão racial para discussão em filmes de dimensão maior. O problema foi que quando as primeiras imagens surgiram o publico negou por completo filme, ate mais que a critica que ficou-se pela mediania. Comercialmente o passa palavra muito negativo para o filme, que acaba por ter uma das piores avaliaçoes da historia do IMDB tornou um filme num desastre completo.

Sobre o filme eu confesso que depois de ver mais de hora e meia de filme nao percebo particularmente onde o filme queria ir, e a mistura de generos completamente impossiveis de misturar que o filme tenta ser. Tenta ser um filme de fantasia e de poderes extraordinarios, para se tornar numa historia de amor adolescente, para terminar numa questão racial de base. A questão e que o filme nao consegue, na essencia ser nenhum dos elementos que se propoem ser.

Os problemas começam no tom, para um filme de grande publico, exigia mais efeitos especiais, principalmente quando quer ser um filme sobre magia. Fica sempre a essencia que tudo soa ao mais barato possivel, e que o filme quer chegar a questão, racial que nao seria muito diferente do que os outros filmes com o mesmo tema acabam por debruçar. 

Os unicos pontos onde o filme acaba por funcionar e talvez na historia amorosa, simples, de um cinema basico, mas onde o filme por ser mais "by the book" arrisca menos e com isso acaba por ser mais facil de funcionar. A ideia e que o filme nunca sabe o que quer ser, e é uma trapalhada de generos que na base nunca levam a historia a lado nenhum.

A historia segue um jovem afro americano que ninguem olha que de repente e captado por uma sociedade de pessoas de raça negra que tentam ensiná-lo a ser a boa base para um branco, contudo com o amor a chegar ele vai por em causa o fundamento principal dos ensinamentos que aprende na sociedade.

O argumento é uma confusao, de ideias, de base, e narrativo. Fica a ideia que o filme se perde em discussões utopicas, e que pensa que tem uma profundidade que nunca consegue ter, e quando assim acontece, percebe-se que as coisas rapidamente nunca iriam funcionar, em personagens, em narrativa, em dialogo, enfim, em tudo.

Na realizaçao do projeto tivemos Kobi Libbi um desconhecido a quem foi dado o presente, que fica a ideia algo envenenado, ja que ou o filme nao teve meios para mais tecnicamente falando, ou o seu trabalho ficou marcado pela falta de qualquer detalhe creativo que ajudou um argumento mal planeado.

No cast eu tenho pena de Smith, ja que me parece um jovem talentoso, que funciona em diversos apontamentos mas que este filme pode danificar a carreira ja que e a face visivel do mesmo. A sua personagem e muito colada ao que temos assistido dele no ultimo tempo, e os secundarios, pouco conhecidos pouco mais fazem do que encaminhar o filme para o seu destino mais que traçado.


O melhor - A historia de amor simples

O pior - A confusao de ideias desorganizadas


Avaliação  D+



No comments: