Monday, April 15, 2024

One Life

 Existem historias que merecem ser contadas, e mesmo depois achamos que muito ficou por perceber. Esta historia sobre um feito unico quase anonimo tornou-se viral num programa da tarde da BBC mas que volvidos anos do reconhecimento teve a sua adaptação ao cinema, com todo o rigor da tradiçao inglesa. O filme que conseguiu boas avaliações criticas, não teve força para ir a temporada de premios mas acabou por se tornar num filme forte do ponto de vista comercial, o que acaba por ser a homenagem certa a historia de base.

Sobre o filme desde logo o feito e a forma como o filme consegue contextualizar emocionalmente todas as escolhas e mais que isso a forma como o filme intensifica o que foi determinante e como aquele trabalho impediu mortes, sem nunca deixar de fazer a reflexao do que poderia ainda ser feito. A este nivel emocional o filme é preenchidissimo muito por ir ao encontro do lado mais emotivo nas relaçoes familiares.

No que diz respeito ao processo o filme aqui tem mais dificuldades em dar ao espetador as dificuldades, talvez porque a burocracia do filme seja algo aborrecido para um filme mais empatico que o mesmo quer ser. Não obstante destas escolhas o ritmo baixo, principalmente da primeira parte do filme torna no processo burocratico o filme algo confuso e tambem com alguma dificuldade nas conexões temporais.

Nao obstante destes pontos e daquele filme que a historia se sobrepoem ao processo. Sendo um filme tradicional sem grandes momentos, a historia que conta é unica, e principalmente pela viralidade de um momento que foi visto por milhoes de pessoas dando-lhe o seu contexto. Mais que uma obra de arte e uma boa referencia sobre o que vimos.

A historia segue os passos de Nicholas Winton e a forma como previu o avanço nazi pela Checoslovaquia e conseguiu conduzir para o Reino Unido centenas de crianças de forma a impedir o final tragico que a maioria das mesmas foi dotada em campos de concentraçao.

O argumento tem como seu maior trunfo uma historia de um impacto incrivel, numa das maiores historias individuais sobre um feito em prol de outro. Na concretizaçao da narrativa o filme tem alguns problemas essencialmente na forma como e algo lento, e na dificuldade de espelhar em imagens o processo.

Na realizaçao Hawes é um realizador ingles com algum impacto na televisao com series de impacto, que teve aqui o seu trabalho mais visivel para cinema. Nao e um filme muito trabalhado ou com grandes artefactos, mas deixa correr o filme, pensando no impacto emocional que quer ter.

No cast Hopkins continua a trabalhar depois de dois oscares e na tentativa de continuar com personagens significativas. Aqui da a intensidade emocional que o filme quer. No lado dos mais novos Flynn vai ganhando impacto como ator, numa personagem madura e forte.


O melhor - A historia que quer contar.

O pior - Alguns aspetos nao sao cinematograficos o suficiente


Avaliação - B-



No comments: