Tuesday, April 16, 2024

Música

 Numa altura em que a Amazon Prime se encontra mais ativa do que nunca eis que surge um projeto peculiar pela mente do Youtuber e comediante Rudy Mancuso, que acaba por ser uma serie de autobiografia sobre o seu estado de arte. Este filme original acabou por conseguir chamar a si a critica com avaliações muito positivas sobre a irreverência e abordagem do autor. Comercialmente não será um filme de proa, mas a abordagem atual acaba sempre por ser proxima, principalmente os mais novos que e que conhecem Mancuso como youtuber.

Sobre o filme eu confesso que Rudy era um total desconhecido para mim e a sua abordagem irreverente, original em todos os parametros faz com que seja um filme interessante, com alguns apontamentos de humor muito particulares, mas acima de tudo uma arte performativa completa de musica e de abordagem estetica do filme. Isso faz com que o filme consiga captar a atenção, mesmo que seja uma historia romantica simples num contexto de emigraçao muitas vezes distante do que vimos.

Onde me parece que o filme tem algumas dificuldades acaba por ser a dificuldade de Mancuso e as suas particularidades serem totalmente compreendidas pelo espetador. A personagem com o seu diagnostico pode parecer demasiado confusa, e tornar pouco objetiva muita da originalidade da abordagem, tambem como ator, mesmo na sua pele, estamos longe de um ator de proa.

Assim Musica e um refrescante filme, na mente de uma pessoa que faz o filme na sua forma particular de ver o mundo, isso faz o filme ser diferente, divertido, com momentos de risco, e que nos apresentam como uma figura impar este jovem miudo particular mas com uma forma de comunicar muito sua.

A historia segue o proprio Rudy e a dificuldade que a forma como ve o mundo como uma melodia o impedem de ter uma vida de decisao nas suas escolhas pessoais, num misto de comedia, vida pessoal e arte.

O argumento do filme pode ser algo confuso de entender para alem da apresentação da personagem com caracteristicas particulares. Muitas vezes o filme ganha mais pela abordagem do que propriamente pela historia em si, embora os momentos humoristicos consigam na maior parte do tempo ter o protagonismo necessário.

Mancuso e o lider de todo o filme e so poderia ele realizar a sua obra sobre a sua visao do mundo. De todos os apontamentos do filme parece claro que é o aspeto onde este mais arte consegue criar, mas mais que isso é aqui que temos toda a creatividade ao maximo numa carreira a seguir.

No cast Mancuso é ele proprio e isso é confuso porque parece, enquanto ator nao ter muitos atributos para sair do seu fato. Ao seu lado a sua namorada Mendes funciona perfeitamente no registo que quer dar ao seu interesse amoroso, mas acaba por ser um filme onde os atores acabam por ser pouco mais que eles proprios.


O melhor - A arte concetual de Rudy Mancuso.

O pior - Mancuso como ator é algo confuso


Avaliação - B



No comments: