Monday, April 08, 2024

Argylle

 Quando surgiu o primeiro trailer deste Argylle os cinefilos de todo o mundo ficaram em polvorosa pelo facto de termos uma frente a frente de Dua Lipa com Canvill num filme de espiões do realizador de Kingsman. A expetativa contudo, rapidamente deu lugar a desilusão com as péssimas avaliações criticas que o filme foi alvo, logo nas primeiras exibições, e esse feedback foi comprometendo, em muito, o resultado comercial do filme, que pelo impacto do trailer esperar-se-ia muito mais.

Sobre o filme é um caso claro de publicidade enganosa, quando vimos o trailer esperamos um filme totalmente diferente daquilo que acaba por acontecer. Desde logo o primeiro ponto é que o que vemos e a obra de ficção que é mera referência no filme, sendo que tudo o resto é uma trapalhada de ideias com um elenco de luxo, sequencias absurdas, que deixam todos a questionar qual era o principal objetivo do filme.

Tudo o que corre bem em Kingsman com o balanço entre o comico, absurdo e ação neste filme corre mal, começa com o exagero CGI mal trabalhado, que nos faz questionar como é que é possivel uma mega produçao deste nivel ter tantos defeitos a este nivel, ainda mais com um cast de primeira linha. O segundo ponto e o filme tentar diversos twist sem trabalhar personagens que faz as pessoas desistir da narrativa pelo absurdo claro a cada momento.

Para mim que fui um fa do inicio da carreira de Vaugh o filme torna-se uma desilusao ainda maior, ja que fica a clara ideia que um cast desta natureza merecia muito mais a todos os niveis, desde logo no balanço entre apontamentos, desde logo na qualidade da produçao, e acima de tudo ser mais que um conjunto de absurdos de graça discutivel. Uma mega produçao tem que ser mais do que uma fragil brincadeira de criança.

A historia fala de uma escritora de livros de espionagem que ve a sua vida mudar completamente quando percebe que ela e a verdadeira base da sua personagem, num passado apagado que a vai levar a uma luta contra uma entidade de espiões com objetivos negros.

O argumento do filme tem muitos problemas, é disparatado, maioritariamente confuso, as personagens e os twist sao exagerados e quase sempre pouco comicos, e isso leva as duas horas de filme para um terreno que não lhe traz grande produção.

Na realização eu fui um fa claro de Vaugh ate ao primeiro Kingsman, nos seguintes parece claro que as deixaram de ser tão funcionais entre o balanço do absurdo e da originalidade. Neste filme parece o pior trabalho de longe pelo facto de ser um festival de CGI mal orientado e absurdo que não nos parece aceitavel numa mega produçao.

No cast um naipe incrivel de atores, num dos maiores desaproveitamentos de talento que me recordo principalmente com Rockwell e Cranston. O filme tem tudo na mão neste particular e leva-os todos para um absurdo sem sentido nas respetivas carreiras.


O melhor - Algum absurdo musical

O pior - A forma como o filme é apenas absurdo e nunca engraçado


Avaliação - D+



No comments: