Friday, September 08, 2023

You Are So Not Invited to My Bat Mitzvah

 A colaboração Sandler Netflix, tem sido bastante interessante para ambos os lados, por um lado porque o comediante ganhou um espaço para os filmes da sua produtora, principalmente aqueles sem grandes figuras que começavam a ser totalmente recusados pelo cinema, mas deu espaço para outros projetos que tem sido um sucesso e permitido um renascer de um Sandler mais completo. Este filme encaixa no primeiro leque, uma produçao de Sandler, que da a intepretação central à sua filha mais nova, numa comedia sobre costumes judaicos. Em termos criticos Sandler obteve sucesso o que nem sempre é comum, contudo comercialmente o filme podera fugir um pouco dos sucessos maiores desta colaboração.

Sobre o filme podemos dizer desde logo que é um tipico filme de adolescentes do primeiro ao ultimo minuto, com todos os cliches romanticos, festas, e desabafos. O grande aliciante do filme é a cultura judaica pura de sociedade capitalizada que o filme acaba por ter, e ai muitos dos termos e dos maneirismos acabou por parecer distantes protocolado por uma sociedade muito parecida.

Assim temos um filme de consumo rapido, sobre paixões e amizades na adolscencia, esteriotipado, com algumas sequencias que ficam bem, com alguns detalhes humoristicos que acabam por ser realistas, mas seriamente é dificil um adulto ficar entusiasmado com um filme que tem um publico alvo bem definido, concretamente adolescentes do sexo feminino.

Assim temos uma produção de Sandler, mais moderada em termos de humor, do que habitualmente faz quando sai do protagonismo central. Fica a ideia que este filme adolescente é mais que tudo um abrir ao mundo dos habitos judaicos naquela fase da vida, num filme que entertem e pouco mais.

O filme fala de duas amigas que se preparam para a idade adulta, no acontecimento marcante para a religião judaica, concretamente o Bat Mitzvah, que fruto de algumas desavenças acabam por se zangar nas vésperas do momento que sempre sonharam juntos.

O argumento do filme acaba por ser o esperado num filme comico sem grandes ambições criticas. O filme tem o feito de tocar em situações tipicas da adolescencia, com humor que funciona mais em alguns momentos do que outros, num filme que segue os cliches habituais dos filmes do genero.

Na realização do projeto Sammi Cohen e uma total desconhecida que foi a aposta de Sandler numa abordagem mais feminina. O filme tem o estilo típico das comedias de estúdio sem qualquer risco ou evolução. Nao e neste genero que se fazem carreiras mas marca-se agente.

No cast eu compreendo a escolha de Sandler da sua filha, ou filhas para um projeto tão familiar, mas  Jacki Sandler não é propriamente alguem com grandes recursos, mesmo comparado com as suas colegas mais jovens de cast. No seguinte pouco ou nada de relevante num filme fácil para os seus intervenientes.


O melhor - O lado Judaico do filme.

O pior - Entra em todos os cliches do Género


Avaliação - C



No comments: