Thursday, September 07, 2023

The Boogeyman

 Muitos dos titulos que são lançados no mercado de terror, são meras reproduções de sucessos do passado, com o mesmo nome, novas personagens, mas as ideias de sempre. Como titulo indica este e um novo filme sobre o Boogeyman e sobre os medos do escuro. O filme lançado por uma produtora maior para ter alguma rentabilidade economica ficou-se pela mediania critica, algo que não foi corrusivo quando comparado com outros projetos totalmente aniquilados pela critica. Sendo que comercialmente os resultados foram competentes, principalmente tendo em conta a falta de figuras de primeira linha no seu elenco.

Sobre o filme podemos dizer acima de tudo quer é o esperado, todos conhecemos a historia do Boogeyman, agora sobre a forma de um monstro que vem do escuro. A forma concreta e desenhada como o mesmo é feita acaba por ser interessante em termos esteticos para o terror, dando imagens fortes, o que de alguma vez potenciou o entusiasmo com a obra que inicialmente foi pensada apenas para streaming, mas fica por aqui os pontos em que o filme se consegue diferenciar em concreto.

Do ponto de vista narrativo, previsibilidade maxima quando associada a este tipo de cinema, ou seja, uma familia marcada pelo acontecimento tragico que começa a ser visitada pelo monstro, e a luta final associada ao acontecimento anterior. Tudo isto e um cliche narrativo de um filme de terror, o qual esta obra não tenta alterar em nada.

Ou seja surge mais uma adaptaçao de uma historia conhecida com o objetivo de amealhar dolares o que conseguiu, sem grandes personagens ou mesmo uma abordagem de autor muito diferenciada, que consegue em algumas sequencias esteticas ter efetivamente terror mas pouco mais.

O filme fala de um pai viuvo com duas filhas que apos o suicidio de um cliente das suas consultas começam a ser assolados pela visita de um monstro que aparece motivado pelo medo e pela escuridão dos momentos.

Em termos de argumento temos pouco ou mesmo nenhum trabalho, o filme acaba por ser uma copia do que ja foi feito com o mesmo titulo e pouco mais. Pouca personagem, pouca explicação, num argumento pobre como a maioria dos filmes de terror de estudio.

Na realizaçao o projeto foi entregue a Rob Savage um realizador de terror de segunda linha que tem aqui a sua oportunidade no genero de estudio, onde sai com sensações mistas, por um lado nao conseguiu imprimir uma assinatura ao filme, mas por outro existiram momentos de impacto forte esteticos nas sequencias de terror, que levam a pensar que o efeito chega ao espetador.

Em termos de cast um filme sem grandes figuras nem exigencias aos seus interpretes. Messina e um ator serie b tipico em preencher estes espaços. Na protagonista Sophie Tatcher tem muitos momentos no ecra que nem sempre os aproveita da melhor maneira, ja que a personagem tambem nao ajuda.


O melhor - ALgumas sequencias de terror.

O pior - A falta de inovaçao num guião ja totalmente gasto


Avaliação - C-



No comments: