Friday, September 15, 2023

The Little Mermaid

 Numa altura em que a Disney tem como principal motivação económica, efetuar live action dos seus classicos, houve um cuja pre produção resultou em muito entusiasmo e alguma controversia, concretamente este Pequena Sereia, quer por algumas alterações à base das personagens, mas tambem porque existia a expetativa da possibilidade de tornar tudo real. O filme saiu este ano, com criticas medianas, apontando alguma falta de novidade, contudo comercialmente o filme foi eficaz com resultados muito positivos de bilheteira, um dos sucessos claros do ano.

Sobre o filme podemos dizer que para além de alguma controversia relacionado com a etnia da escolha para Ariel, o filme é basicamente o esperado do primeiro ao ultimo minuto em termos narrativos, onde tenta acima de tudo replicar as imagens que nos ficaram na retina da animação, sendo que do ponto de vista estetico e um filme pensado mas demasiado previsivel para quem viu a animação mas todos ja percebemos que isso e uma formula clara da Disney nestes projetos.

Fica a sensação contudo principalmente nas sequencias dentro do mar, que temos uma animação diferentes mas acaba por ser na mesma animação. O filme usa e abusa do CGI mas seria a unica formula possivel. O filme funciona no lado dos animais, reais e bem potenciados nas escolhas de vozes, parece ser menos competente nas escolhas para o duo de protagonista, onde o filme parece sofrer de alguma falta de carisma ou mesmo demasiado maneirismo de ambos.

Ou seja um filme que tem um unico proposito que era ganhar dinheiro ja que ja vimos esta historia e mesmo a maioria das imagens com roupagens diferentes noutro filme. A Disney apostou nesta tactica algo preguiçosa, que me parece dar frutos mas que nada de relevante acrescenta ao que ja conhecemos da historia.

O filme fala de Ariel, e a sua paixao pelos terrestres e o acordo que faz com uma bruxa do mar em busca do amor, que podera colocar em causa a relação com a sua familia e os poderes dos sete mares.

O argumento e o conhecido da adaptação da disney do primeiro ao ultimo minuto e em todos os maneirismos, nada de diferente, tudo muito denunciado, e mesmo musicalmente pouco ou nada de novo numa abordagem que poderia ser, em termos de argumento ligeiramente mais arriscada.

Na realizaçao a batuta foi entregue a Rob Marshall um dos melhores realizadores de musicais das ultimas decadas e um competente tarefeiro de grande estudio. O filme tem cor, imagens bonitas, demasiado CGI mas cumpre uma tarefa dificil. Nao acrescenta nada em termos assinatura de criador.

No cast não me parece que as escolhas de Bailey e Hauer King tenham sido as melhores, e nem se coloca a questão estética, mas sim o carisma e o realismo dos personagens. Principalmente o segundo parece preso a tecnicas de inicio de curso de teatro. Melhor as escolhas vocais principalmente Akwafina desenhada para aquele papel.


O melhor - Os momentos musicais

O pior - Ja vimos tudo isto de forma completamente igual


Avaliação - C



No comments: