Monday, September 04, 2023

The Flash

 Numa altura em que a DC tenta combater com um abrandamento da qualidade e receção critica dos projetos da Marvel, eis que foi lançado um dos grandes projetos da Franquia, com este filme a solo The Flash que marcava muitas ligações com o passado dos herois mais conhecidos da produtora. The Flash foi um filme que foi recebido com alguma disparidade de avaliações, sendo que comercialmente mesmo utilizando uma intensa campanha de markting os resultados foram sofriveis principalmente tendo em conta o investimento e as expetativas.

The Flash e um filme razoavel do ponto de vista de entertenimento, tem humor, tem muitas referências e curiosidades, tenta ter um argumento complexo, que mais que um vilão tenta ter uma moral sobre viagens ao passado e forma de vivenciar traumas, mas o produto final é obviamente algo confuso, e principalmente tecnicamente demonstra que principalmente o CGI ainda está aldo distante da realidade como nos a conhecimento e o filme exagera em toda a linha neste particular.

E daqueles filmes que gostamos de ver pelas referências, por termos Keaton como Batman, ou Clooney em momentos propios, pela ligação ao passado e ao que teve para ser passado, o filme tem esses apontamentos que são mais curiosidades do que veiculos efetivos de um filme bem trabalhado. Fica a ideia que muitas vezes na intriga central o filme acaba por ser algo trapalhão, mesmo parecendo mais trabalho e ambicioso do que na maior parte do tempo a DC fez.

The Flash mereceu a expetativa, fica a ideia que é um razoavel filme de entertenimento mas também fica a sensação que é um filme feito para dar curiosidades aos mais velhos e menos pensado em trazer novos faz para a saga. Principalmente em termos tecnológicos exigia-se mais em toda a linha de um filme como este, tenta elevar o filme para um parametro que tecnologicamente ainda não existe essa capacidade.

O filme trás-nos Barry Allen, e a forma como o mesmo na tentativa de resgatar a morte da sua progenitora regressa ao seu passado, alterando o equilibrio de universos que pode colocar em causa a humanidade como a conhecemos.

Em termos de argumento o filme tenta ser rebuscado mas nem sempre tem maxima competencia neste aspeto, sendo muitas vezes confuso e pouco objetivo. O filme funciona melhor nos apontamentos quer como curiosidades quer no humor, que dão um razoavel filmes de entertenimento embora sem o impacto que o filme pensa ter.

Na realizaçao do projeto, a batuta foi entregue a Muschieti, realizador de filmes de terror com sucesso particularmente em It, que aqui perde-se um pouco nos efeitos e no CGI, que dão ao filme cor mas pouco ou nenhum realismo. Fica mais a tarefa do que a obra.

No cast Miller com todas as polemicas a sua volta é um competente Flash, nos dois tipos de personagem que quer, permite este tipo de risco pela sua capacidade e intensidade. No resto acaba tudo por ser mais competente do que brilhante.


O melhor - As curiosidades ao longo de todo o filme.

O pior - CGI sofrivel


Avaliação - C+



No comments: