O cinema asiatico mesmo com produçoes de Hollywood tem nos ultimos anos ganho um impacto quase incomparavel no sucesso critico. Este ano surgiu este filme romantico que acabou por facilmente se tornar num dos filmes mais reconhecidos em termos criticos este ano, mesmo sem figuras de referência. Em termos comerciais o fulgor critico que o filme teve acabou por o catapultar para resultados muito consistentes do ponto de vista comercial.
Past Lives e um filme intenso mesmo no silencio, é um filme de reações mais do que palavras, é um filme que abre muito espaço para a pergunta e se, mas leva sempre as personagens para a sua realidade. E um filme romantico sem ter qualquer beijo, e isso é tudo obra de um argumento intenso, bem escrito que nos faz pensar, sempre com as melhores imagens de uma Nova Iorque unica.
Claro que muitos podem dizer que não é um filme que acaba bem, que poderia ser diferente, mas essas questões sao perfeitamente as duvidas que o filme quer transmitir e que é o epicentro moral de tudo o que o filme dá. o que poderia ser diferente, mas não é, e a forma como o filme consegue intercalar tudo isto com a realidade faz dele uma obra impactante, bem realizada, que no silêncio transmite muito mais que muitos outros filmes num turbilhão de palavras e açoes.
Past Lives e talvez o melhor filme do ano até ao momento, é impactante, é creativo, é real, consegue autenticos quadros de significado, com dialogos muito particulares num espaço, curto. Nao entra em esteriotipos nem em facilitismos no romantismo, e isso não o impede de ser um filme que sublinha o que realmente une as pessoas e os parentises criados.
O filme fala de dois amigos, namorados de infância que são separados apos a rapariga emigrar com a Familia para o Canada. O filme segue esta relação em dois momentos, um doze anos depois quando se encontram nas redes sociais e posteriormente doze anos numa viagem dele a Nova Iorque.
O argumento do filme é incrivelmente impactante emocionalmente naquilo que realmente ocorre quando encontramos alguem anos depois, com quem estivemos proximos, em que tudo parece não ter saido do sitio. Poucos filmes foram tão precisos a dar estas sensações e muito esta no argumento.
Mas tambem o trabalho de Celine SOng ajuda, na beleza das imagens, nos promenores das distancias e da forma como filma as pequenas reações, dao essa proximidade distancia, para alem de todos os aspetos culturais que a realizadora sabe perfeitamente ir buscar. Uma obra de estreia incrivel.
Tambem no cast os dois espaços sao subtilmente preenchidos por dois atores desconhecidos que acabam por ir buscar o que cada lado quer dar a diade. Greta Lee mais experiente consegue explorar melhor as duvidas da personagem. Tee You esta mais proximo de um cinema local.
O melhor - o realismo emocional que o filme transmite.
O pior - Pode para muitos ser muito realista
Avaliação - B+
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