Wednesday, September 06, 2023

Red, White & Royal Blue

Numa altura em que obviamente a consciência social e politica tem que estar inerente na programação de todas as produtoras e principalmente das aplicações de streaming com maior visibilidade. Nesse sentido surgiu esta adaptação ao ecra de um best seller sobre uma historia de amor homossexual entre o filho da presidente dos EUA por um lado e um principe britanico. O filme que foi lançado com algum dinamismo comercial acabou por ser bem avaliado criticamente e tornou-se num objeto comercial relevante da Prime.

Sobre o filme podemos dizer que temos a tipica comedia romantica que estamos habituados com divergencias familiares, com o impacto de termos um filme sobre uma relação homossexual, que dota o filme de uma mensagem muito concreta. O filme acaba por ser familiar, na maior parte do tempo, com os cliches de avanços e recusa na ligação familiar, mas ao mesmo tempo sublinhando uma maior abertura dos EUA e o rigor monarquico ingles.

ISto leva a que o filme tenha mais impacto pelo seu significado, ja que tem sido imensas a tentativa de fazer filmes slows sobre relações homossexuais, as quais não tem conseguido o exito esperado, do que propriamente o filme como obra em si que nos parece ir de encontro a uma serie de cliches de comedias romanticas.

Por tudo isto um mediano quase mediocre filme, que tenta ser engraçado, não funcionando particularmente em termos humoristicos, que lhe falta alguma dimensão das interpretaçoes, ou mesmo dos cliches romanticos, fica o statement politico que não afasta as debilidades da historia de amor.

O filme fala de uma relação amorosa que inicia entre um principe britanico e o filho da presidente dos EUA; que leva a um debate pelo amor, em face das repercurssões que tal relação tem nas vivencias e expetativas do mundo para cada um.

O argumento deve ser sublinhado a tentativa de no cinema normalizar este tipo de contactos e casais, aproximando-o ao que sempre se fez nos casais heterossexuais, o filme consegue isso, embora recheado de cliches ja vistos. O statment fica pela rama e pelo idilico, principalmente na sua conclusao.

Na realizaçao do projeto Matthew Lopez tem aqui a sua estreia com um resultado mediocre principalmente na abordagem demasiado normativa e de comedia de segunda linha que aborda. Nao arrisca e o filme poderia ter espaço para o fazer. Fica na carreira dele mais que uma obra um sublinhado.

O filme nao cativou figuras conhecidas para os protagonistas e o filme sofre com isso, principalmente no tom monocordico com que Galitizne preenche o seu papel.Zakhar Perez sente-se mais confortavel, mas o seu papel e demasiado preso ao cliche do descontraido


O melhor - O lado politico e social do filme.
O pior - Demasido cliche 


Avaliação - C-



No comments: