Monday, March 06, 2023

Women Talking

 Desde o momento que foi este projeto foi anunciado, de imediato o carimbo de oscarizavel ficou muito claro, pelo tema, pelo cast e por toda a envolvência. Pese embora todo este poder para premios, no momento em que o filme começou a ser visualizado, o valor critico do filme foi inequivoco, mas aos poucos todo o poderio foi-se esbatendo, conseguindo no entanto a nomeaçao principal e do argumento. Comercialmente os resultados foram modestos e poderá ter contribuido por um diluir da sua trajetoria na temporada de premios.

Sobre o filme podemos começar por dizer que é um filme de dialogos, é um filme de momentos e de personagens, com ritmo baixo, curta duração, mas que quer acima de tudo demonstrar diferentes versões da opinião das mulheres em face do poder dos homens, quase nos dias de hoje. O filme acaba por ser mais que uma excelente narrativa ou visualmente interessante e um testemunho policito com o seu impacto, embora cinematograficamente o filme seja pouco mais que competente.

E obvio que a forma como o filme dialogo, a forma como o filme nos dá as diferentes faces da tentativa de organização mental da mulher na sociedade fechada é interessante, reflete um processo historico, que no caso do filmle é encaixado de forma quase surpreendente nos dias de hoje. O problema do filme é que tem um ritmo pausado e passa a maior parte do tempo com mulheres a volta de uma discussão e decisão e isso pode ser pouco.

Por tudo isto Women Talking e claramente um filme mais valioso do ponto de vista moral do que propriamente um original ou impactante filme nas diferentes valencias que compõem um filme. Fica a ideia que o filme acaba por caminhar de uma forma silenciosa para alguma previsibilidade. E claramente um testemunho politico muito mais efetivo do que um filme de grande qualidade.

A historia fala de um conjunto de mulheres de um grupo religioso fechado em 2010 em que o poder do homem sobre a mulher é totalmente assumido, e a forma como o grupo em conjunto tenta encontrar uma solução para colocar em causa esse poder e as consequencias do mesmo.

Em termos de argumento temos de uma forma indiscutivel um filme com uma dinamica moral e politica intensa e forte, que acaba por ser o ponto mais forte do filme. Na sua transposição para uma narrativa, o ritmo baixo e termos poucas personagens para alem da opinião dificulta um filme mais impactante que começa principalmente no seu argumento.

Sarah Polley foi uma actriz que desistiu para dar primazia à carreira como realizadora e vai colecionando alguns filmes com proximidade junto da critica. Aqui temos uma boa escolha de luz, e principalmente os contrastes com a epoca do filme onde o mesmo se passa. mesmo assim não é propriamente uma realização de primeira linha.

No cast um dos melhores elencos femininos que temos memória principalmente pelo excelente momento de forma das envolvidas. Acaba por ser Buckley e Foy as que melhores dinamicas apresentam no filme, demonstrando a intensidade interpretativa e dramática que tem sido a mais valia do bom momento de carreira de ambas. O excelente leque de atores é a mais valia do filme.


O melhor - O forte testemunho politico


O pior - O filme acaba por ser quase sempre à volta de uma discussão


Avaliação - B-



No comments: