Thursday, March 16, 2023

Close

 Uma das surpresas dos festivais internacionais e que conseguiu a nomeaçao para o oscar de melhor filme estrangeiro foi este peculiar Close, sobre a aproximação de dois pre adolescentes na confusão de sentimentos com a passagem para uma fase diferente das vidas. A critica gostou do lado angustiante e silencioso do filme, que obteve a nomeaçao para melhor filme estrangeiro. Do ponto de vista comercial os resultados foram consistentes tendo em conta o tipo de filme.

Sobre o filme, eu confesso que gostei da primeira metade, ate ao epicentro de tudo, até ai o filme passa da ingenuidade a confusao da personagem central com muita naturalidade e realismo, e um filme complexo passado numa idade com alguma inocência que vai tratando de uma forma calma e a tocar nos pontos essenciais. O problema maior do filme é quando o evento central acontece em que limita-se à angustia em silencio ao sofrimento calado de cada um dos elementos onde o filme se torna repetitivo e em pausa durante mais de uma hora, e aqui o equilibrio de tempo deveria ter sido outro.

Mesmo assim o filme e rico do ponto de vista da historia e dos temas que quer tratar como o Bullyng, a indifinição de relações, o inicio da homossexualidade são diversos os temas que o filme quer e acaba por tratar num espaço curto, embora a maioria dos mesmos seja tratado com algum silencio que pode ser exagerado em face daquilo que o filme poderia ser.

Por tudo isto Close e um filme interessante mas fica a ideia que principalmente em termos narrativos chega ao ponto central e deixa de se desenvolver, deixa de ter mecanismos que coloquem o filme numa ação diferente quando existia espaço e mais que isso existia necessidade dessa continuidade para um filme mais forte e mais imponente.

A historia segue dois amigos na entrada da adolescencia, que vivem muito proximo um do outro e são inseparaveis contudo com a entrada numa nova escola e os rumores da homossexualidade levam a separação que acaba por conduzir a formas diferentes de reação dos envolvidos.

Em termos de argumento o filme acaba por ter temas impactantes mas fica a ideia que no geral o filme acaba por ser algo silencioso demais, alguns podem pensar que tudo e uma forma que o filme tem de espelhar sofrimento eu pessoalmente penso que acaba por ser desiquilibrado principalmente entre segmentos.

Na realizaçao Lukas Dhont e um realizador internacional ja com alguma dimensão com presença e reconhecimento em diversos festivais internacionais que tem aqui um filme talvez demasiado intimo. A realizaçao e sempre focada nas personagens e no que elas estão a sentir que parece ser a assinatura de um realziador ainda jovem mas com futuro ja presente.

As despesas de cast estão acima de tudo centradas no jovem Eden Dembrine, que acaba por ser intenso e ter uma das melhores interpretações jovens do ano, sempre secundado por uma intensa Emile Dequenne que acabam por ser intensos na intensidade dramatica que o filme quer ter.


O melhor - A primeira fase do filme com os temas introduzidos.

O pior - A segunda parte é silenciosa demais


Avaliação - B-



No comments: