Thursday, March 23, 2023

Luther: The Fallen Sun

 Luther é talvez o policia mais carismático da BBC, que deu origem a uma serie de sucesso entretanto aquisionada pela Netflix a qual imediatamente colocou todas as fichas na rentabilização do projeto através de um spin Off em estilo de longa metragem. Criticamente ao contrário da mini serie as coisas não foram perfeitas com avaliações algo medianas, principalmente comparadas com o sucesso critico que a serie foi tendo. Por sua vez comercialmente sera sempre um produto apetecivel para a maioria dos consumidores da aplicação.

Luther é um filme que acaba por ter um defeito que a serie não tem que se trata de ser algo simplista no argumento, onde muitas vezes tem atalhos completamente estapafurdios, onde acaba por muitas das deduções serem caídas do ceu sem muito contexto, mesmo que o exagero da ambição do vilão leve a sua violência a algo que em termos de entertenimento funciona, mas que por outro lado acaba por ser pouco no que diz respeito aquilo que um filme adulto deve ter.

Alias muitos dos problemas do argumento do filme residem essencialmente no exagero, da violência, da forma como quer ser atual nas novas tecnologias deixando muitas pontas soltas, mesmo que Luther e o seu vilão tenham a força para um razoavel filme de entertenimento, o problema e que Luther tinha uma historia de argumentos bem mais trabalhados do que aquilo que acabamos por assistir.

Assim sai um filme de desgaste rapido, para quem gosta de ação rapida pouco pensada e muitos cenarios europeus. Fica a ideia que o filme não é propriamente maduro e por vezes quer mais chocar do que ser coerente e quando isso acontece Luther fica muito aquem da serie, mesmo na personagem central. O filme quer ser grande mas atalha muito para o resultado final.

A historia dá-nos mais um episodio do Policia Luther agora preso por uma emboscada de um serial Killer com objetivos gigantescos, e que conduz a duas pontas de investigação, fugir a procura que é alvo enquanto tenta colocar termo aos ataques do terrivel assassino.

E no argumento que reside as maiores fragilidades do filme, muitos atalhos, muita pouca explicação, muito exagero, muitas deduções caidas do nada, num filme pouco coeso e maduro para uma serie que criticamente foi um sucesso. Pode ser entertenimento mas nem tudo bate minimamente certo.

No que diz respeito à realizaçao a batuta foi entregue a Jamie Payne um realizador ja  associado a serie mas com pouco ou nenhum trabalho em termos de longa metragem. O filme tem uma aposta efetiva em termos de localizações, e realizado como grande estudio, embora sem grande assinatura.

Luther e dos melhores papeis de Elba, um actor de ação que tem aqui mais uma encarnaçao num argumento que da pouco palco a personagem. Como secundarios Erivo é um adorno e Serkis e um bom vilão, expressivo como ele sabe ser.

O melhor - O exagero entertem

O pior - Os buracos narrativos.


Avaliação - C



No comments: