Friday, March 17, 2023

Somebody I Used To Know

 Dave Franco no seguimento do que o seu irmão ja fez anos antes tem aqui a sua passagem para tras do ecra na aposta da Amazon Prime para o dia dos namorados, tendo a sua esposa ALison Brie como protagonista. Em termos critocos este filme sobre o regresso ao passado ficou-se pela medinia, sendo que comercialemente também não me parece o estilo de projeto ganhador que a Prime necessita para subir patamares.

O filme tenta acima de tudo ser um filme romantico, sobre a tentativa de perceber as escolhas do passado, entrando num registo que nunca chega a ser minimamente engraçado, embora o filme de espaço a espaço tente o ser, normalmente sem grande sucesso, e por outro lado não e dramatico, acabando por ficar num limbo que torna o filme completamente irrelevante sem qualquer capacidade de comunicar com o espetador.

Com o regresso da personagem a terra natal estamos a espera que o romantismo surja, mas ai e que o problema se torna maior, nenhuma personagem com relaçao do filme segura ou faz a ponte para o espetador o qual permanece completamente indiferente ao que o filme vai transmitindo, sendo sempre um filme demasiado desligado nas personagens, com o final a chegar de uma forma quase impercetivel.

Por tudo isto um filme alegadamente romantico que nunca o é, uma comedia que não mete graça mas mais que tudo, duas horas em que não conseguimos perceber onde o filme quer ir e acima de tudo quer transmitir, para alem de alguns apontamentos filosoficos assumidos pela personagem central.

A historia segue uma documentarista, que virou estrela de apresentaçao de reality shows, que apos ficar sem programa regressa a sua terra natal onde percebe que o amor da sua vida, vai casar com alguem muito mais novo, mas que e o espelho da sua juventude.

O argumento e proximo do casamento do meu melhor amigo, com a diferença que nenhuma personagem ou relaçao segura o filme, o que e pessimo principalmente se pensarmos que e um filme romantico do dia dos namorados que nao consegue transmitir qualquer sentimento.

Franco tem uma abordagem simplista, sem grandes truques deixando o argumento fluir sem grande aparato. Parece pouco e não é propriamente uma boa amostra para aquilo que o realizador quer ser, ja que com nome feito na praça, ainda que como ator, espera-se sempre mais risco.

No cast Brie e uma actriz de comedia que não e propriamente forte, ou intensa, e nisso penso que o facto de ser esposa de Franco nao ajuda uma personahgem limitada pouco ou nada trabalhada que mantem a carreira em cinema em lume brando. Como co protagnista Jay Ellis tem tempo de ecra numa personagem completamente vazia.


O melhor - O regresso a casa é sempre uma boa tematica.

O pior - O filme nao ter genero e não conseguir transmitir quase nada ao espetador.


Avaliação  - D+



No comments: