Wednesday, February 08, 2023

The Pale Blue Eyes

 


Este negro filme policial, foi a ultima aposta da Netflix do ano, numa temporada de premios que correu francamente mal à operadora, e onde este filme, pensado para ter mais valor comercial do que critico não passou ao lado. A obra de Cooper passou na critica com uma mediania que nunca o tornou como concorrente à temporada de premios, pese embora a sua data de estreia deixasse antever alguma expetativa. Curiosamente acabou por ser do ponto de vista comercial que o filme teve mais sucesso, tornando-se num dos filmes mais vistos da aplicação.

Sobre o filme podemos começar por dizer que se trata de um policial de epoca, escuro, bem realizado e bem protagonizado, porque o filme aposta num cast de primeira linha. Em termos narrativos o inicio e muito lento, e temos um policial que se deixa adormecer muitas vezes num estilo monocórdico que se tem tornado muito comum em Cooper. O filme vale pelo twist final que resgata o filme para valores mais interessantes já que até então a sua lentidão o prejudica.

Sobre o lado policial, claro que suspense e a tentativa de advinhar o que esta a acontecer acaba por ser constante ao longo de toda a duração do filme. Mas tudo acaba por ser menos intenso porque as personagens não existe, já que o filme quer potenciar acima de tudo a eloquência do seu Edgar Allan Poe, e nisso o filme perde ritmo, perde algum contacto com o espetador.

O filme no entanto e resgatado por uma interessante e original meia hora final, em que adquire ritmo em que da uso ao talento natural dos seus interpretes em sequencias bem realizadas. Da para dar um satisfatorio filme de entertenimento contudo fica a clara ideia que principalmente pelos interpretes em questão o filme tinha de ir bem mais longe.

A historia fala de um detetive contratado para investigar morte num regimento militar, o qual começa a ser auxiliado por um Cadete eloquente, nada mais que o famoso escritor Edgar A Poe, que ajuda o detetive no desenvolvimento da investigação.

Em termos de argumento fica a ideia que o filme da demasiada primazia ao duo de protagonistas, mas fica muito por contar nas outras personagens, ficando a ideia de um dificil equilibrio. O filme tem o seu twist que reanima a historia lenta e poderá deixar uma melhor opinião final do que no desenvolvimento da historia.

Na realização Cooper e aquele realizador de segunda linha que consegue chamar a si interpretes de primeira, mas os filmes sabem sempre a pouco, mesmo que tenha talento, estetica e risco. Aqui e o argumento que fica aquem, e isso tem sido a natureza do realizador ao longo da sua ja longa carreira.

No cast Bale teve um ano que parecia ser de ouro mas que ficou aquem. Nao por sua culpa já que sempre deu o melhor de si, em personagens mais limitadas mas dos projetos que escolheu. Aqui mais visibilidade para um jovem Melling que parece talhado para este tipo de papeis misteriosos e que tem aqui o salto para uma eventual primeira linha.


O melhor - A ultima meia hora.

O pior - A forma como o filme se deixa adormecer no seu desenvolvimento


Avaliação - B-

No comments: