Tuesday, February 07, 2023

Black Panther: Wakanda Forever

 Nunca o Universo Marvel recebeu um reves tão grande a todos os niveis como a morte de Chadwick Boseman, que conduziu a que todo o fenomeno Black Panther, um que melhores resultados deu a operadora tivesse de ser totalmente reformulado. Com o mesmo realizador e com uma nova roupagem seguiu o capitulo sobre os habitantes de wakanda. Criticamente as coisas resultaram razoavelmente bem embora longe do sucesso que teve o primeiro filme. Criticamente o conceito do filme resulta e foi novamente um dos projetos mais rentaveis da Marvel dos ultimos anos.

Sobre o filme podemos dizer que restruturar uma ideia em tão curto espaço de tempo não era facil, muito menos com a legião de fas que nunca conseguiram colocar de lado a imagem de Boseman. O filme funciona principalmente no apelo emocional, e nas homenagens constantes que tem ao ator e protagonista. O problema e que o filme assume que ficou orfão e que isso e a todos os niveis insuperavel, e o filme exibe essa dificuldade e mostra-se sempre ausente do seu conceito de base.

Em termos de intriga o filme é obvio, previsivel, com um lado estetico que explora toda a força que a Marvel nos ultimos anos foi dando ao cinema, principalmente nas sequencias aquaticas, mas acaba por ser na forma como o filme encontrou de preservar o heroi que nos parece existirem as maiores dificuldades principalmente na forma como arranjaram um substituto, que nunca esta realmente a altura.

Posto isto, este novo episodio e sofrivel, em argumento, nos vilões, na história em si, embora tenha a capacidade de comover facilmente o espetador graças a forma como nos faz sentir a presença de Boseman, nas homenagens finais e iniciais. E no afeto que o filme funciona, mesmo que duas horas sejam de ação articulada numa historia bem sofrivel.

A historia segue Wakanda e os seus habitantes apos a morte do Rei Tchall e sob ataque de um poderoso e misterioso povo aquatico apostado em roubar os segredos de Wakanda, onde a cidade tem de arranjar um novo e poderoso heroi que defenda o seu povo.

E no argumento que residem quase todos os problemas do filme, que começa no atalho que faz para fazer sobreviver a saga, onde me parece que poderiam existir opções com mais impacto, mas acima de tudo na forma como a intriga da divergencia entre povos e criada, previsivel e com pouca novidade.

No que diz respeito à realização Coogler, e competente trazendo o espirito africano como ja o tinha feito no filme anterior. potencia os meios da Marvel, mesmo sem grande assinatura, e a nivel de homenagem esta bem presente o que quer fazer.

No cast o filme fica orfão de Boseman, que contraria com a presença impactante de uma Basset intensa, talvez sobrevalorizada pela sua carreira e que parece que lhe ira conduzir ao oscar. Mas quer na nova protagonista e no vilão o filme não é de primeira linha Wright herda um papel maior que ela, e isso e evidente, e Huerta tem uma boa personagem mas uma interpretação repetitiva do primeiro ao ultimo minuto.


O melhor - As homenagens sentidas a Boseman.

O pior - O filme não ultrapassa uma ausencia desta natureza


Avaliação - C



No comments: