Saturday, February 04, 2023

Plane

 Janeiro nunca é propriamente um mês de lançamentos muito diferenciados, sendo normalmente um período para filmes de terror e obras muito proximas de outras que já foram feitas para resultados de bilheteira razoaveis. Pois bem neste ultimo segmento surge este filme que tenta potenciar ao maximo o valor como heroi de açao de Butler. Criticamente ao contrario da maioria dos filmes do ator os resultados foram positivos. Do ponto de vista comercial um resultado normal tendo em conta o tipo de filme, os seus interpretes, mas acima de tudo a altura do ano onde o mesmo acabou por ser lançado.

Sobre o filme podemos dizer que o mesmo acaba por ser descritivo e curioso na fase inicial, de forma como nos leva para as dinamicas totais de um voo de aviação comercial. Nesse particular o filme acaba por nos levar para a primeira linha de um voo. Contudo o filme não tem esse objetivo acabando por ser um filme de sobrevivencia na selva onde acaba por ser claramente menos interessante, sem personagens, ação de desgaste rápido e a conclusao mais que esperada.

Um filme de ação bruta como este vive muito da forma como a realização é efetuada e da qualidade das imagens. Nao sendo um poço de originalidade na abordagem, ou mesmo muito cuidado no que diz respeito à forma como acaba por nos dar as sequencias de ação. O filme tem bons momentos de luta e acima de tudo muita bala disparada. Do ponto de vista de personagens o filme vai claramente de mais a menos.

Ou seja um filme obvio, muito na onda do que nos ultimos anos tem sido a carreira quase exclusiva de Butler que vai continuando a ganhar algum mediatismo com estes projetos. Inicialmente fica a ideia que o filme poderia ser mais detalhado, mas quando entra no campo de batalha o filme reduz-se ao totalmente basico.

A historia fala de um avião que aterra de emergencia numa ilha onde a miliciais dominam e onde tantas pessoas poderão ser importantes para obterem um resgate, onde um comandante e um preso do avião, acabaram por ser quem ira dar luta ao grupo armado.

Em termos de argumento temos um filme básico na historia que tem o problema de ir esvaziando personagens que inicialmente até lhes da algum contexto, mais concretamente os dois pilotos. Em termos de argumento tudo desaparece no momento em que aterram na ilha, onde temos apenas uma hora de longas lutas.

Na realização Richet e um realizador francês que no aspeto domestico ate conseguiu algum feito critico que lhe levou a vitoria no Cesar para melhor realizador em 2008 mas que com a passagem para o cinema de Hollywood tornou-se um tarefeiro de filmes sem grandes objetivos criticos. Aqui tem um trabalho simples, sem grandes adornos ou louros.

No cast Butler funciona bem no registo de heroi improvavel de ação, que acaba por ser o unico ponto que o filme lhe pede. AO seu lado Polter e um ator fisico que encaixa num personagem que apenas entra em guerra, faltando ao filme do lado dos vilões algum impacto, ja que as personagens não existem.

O melhor - A introdução à aviação civil dos primeiros 20 minutos.

O pior . Quando o avião aterra o filme esvazia por completo


Avaliação - C



No comments: