Monday, February 27, 2023

The Inspection

 Estreado como um filme menor no que diz respeitos a festivais norte americanos de introdução aos oscares este pequeno filme chamou alguma atenção critica principalmente tendo em conta o conteúdo que se propos tratar, concretamente a dureza e a homossexualidade nos Marines Americanos. O filme conseguiu criticas razoaveis, mas incapazes de lançar verdadeiramente o filme numa carreira de premios onde apenas o seu protagonista garantiu a nomeaçao para melhor ator. Em termos comerciais a falta de figuras comercialmente relevantes conduziram a resultados residuais onde nem a nomeaçao de Pope conseguiu potenciar outro tipo de voos.

Sobre o filme temos um filme que começa e passa grande parte do tempo dentro das dinamicas duras da recruta, levadas ao extremo maximo de construção de maquinas de guerra, independentemente da base das suas pessoas. E um filme duro e a mistura de temas acaba por ser relevante. A primeira parte tem dinamica e acaba por ser intensa, embora longe de ser muito diferente de outros filmes de guerra que já vimos.

Na dinamica familiar de rejeição e os conflitos interiores da personalidade, sinceramente aqui o filme parece mais normal, dentro mais dos parametros dos filmes de vida de pequeno estudio, com a conclusão esperada. E um filme de personagem com algum ritmo, com muitas imagens e sequencias dura, de drama puro, mas no final fica a ideia que mesmo com temas diferentes o filme não e assim tao diferenciado.

Ou seja um competente drama de personagem, que não sendo brilhante tem acima de tudo bons momentos, interpretações competentes, e uma historia que merece ser contada. E claramente pequeno demais em todos os pontos para sonhar com outro tipo de voos em termos de premios, mas e um filme a ver.

A historia segue um jovem perdido na vida, recusado pela familia, que tenta ser alguem alistando-se na marinha americana onde se tem de preparar para ser uma maquina de guerra, mesmo sendo homossexual e todas as dificuldades inerentes a sua orientação sexual naquele contexto.

Em termos de argumento os temas e a historia de vida do personagem, merecem o filme nem que seja para desmistificar o papel da homossexualidade nas forças armadas. Em termos de desenvolvimento narrativo e personagens o filme não e propriamente orignal, embora seja competente naquilo que quer transmitir.

Na realização Elegance Bratton tem aqui a sua obra mais relevante que parece ir buscar muitas influencias a Sam Mendes em Jarhead, e que acaba por ser na recruta um filme algo simples de procedimento deixando o protagonismo a historia e as interpretações, o que acaba, sem meios, por ser uma opçao inteligente.

No cast a interpretaçao de Pope e meritoria, na junção da homossexualidade com maneirismos femininos com o lado mais carnal das forças militares, ele consegue ter intensidade, pànico e luta, numa interpretação meritoria, embora longe de ser das melhores do ano. E um filme de interpretação e personagem com pouco, ou nenhum espaço para os restantes.


O melhor - A parte violenta da recruta

O pior - O lado familiar e demasiado igual a outros


Avaliação - B-



No comments: