Friday, March 20, 2020

Star Wars Episode IX: The Rise of Skywalker

Em quatro anos JJ Abrams e a colaboração da Disney e a Lucas Filme deram origem aos três novos filmes desta nova triologia de Star Wars, com este ultimo filme que tinha como objetivo terminar de vez com o franchising abrindo apenas portas a historias paralelas. E se tudo começou bem com risco, e com ligação de filme para filme o conceito de base foi-se perdendo para ser um filme juvenil mais Disney do que star wars, sendo este um final esperado, nem sempre particularmente bem trabalhado, e que esteve longe do fulgor critico com que tudo começou. Comercialmente as coisas também foram de mais a menos e isso poderá fazer pensar se a estratégia em si, para alem do markting inerente resultou.
Sobre este ultimo episodio, parecia-me obvio que depois do filme claramente inferior que foi o segundo filme, que a tarefa de recuperar alguma dimensão deste ultimo filme estava perdido, e que o mesmo pouco mais do que concluir um pensamento poderia fazer, sem grandes surpresas ou twists, significativos, embora os mais ligados ao mundo poderão dizer o contrario.
O filme tem os efeitos necessários ou não fosse uma mega produção, embora nos pareça pobre em novos mundos, em novas personagens e fica a ideia que o filme fica orfao das personagens centrais dos primeiros filmes que serão sempre a base de algo que se possa fazer no futuro. Aqui não me parece que as aparições espirituais que já são comuns na saga salvem em algum momento o filme.
Fica a ideia no final da triologia que o primeiro filme prometeu muito mais do que aquilo que se seguiu. Isso porque a base das personagens centrais foi-se esfumando em quase nada, resistindo apenas a personagem de Kylo Ren, talvez porque teve como interprete a melhor das escolhas do filme. Nos restante e mesmo na central Ren parece que o filme não aproveitou minimamente alguns recursos que as personagens foram tendo e tornou-se num simples blockbuster de verão.
A historia termina aquilo que esta triologia começou, numa luta total entre Jedi e Sith até a decisão final, levando-nos as personagens centrais as suas definições de destino.
O argumento do filme acaba por ser esperado principalmente depois de algumas escolhas dos filmes anteriores. COm as necessidades de sequencias de ação as personagens ficam sendo vazias e neste ultimo filme isso não fica propriamente alterado. Fica uma conclusão clara o que é um elemento de sublinhar.
JJ Abrams, começou e terminou esta triologia, se no primeiro filme foi elogiado pela ligação do cinema atual a fidelidade do género, aqui pareceu um trabalho de tarefeiro que me parece curto para um realizador desta dimensão, que foi de mais a menos como a própria saga.
NO cast, passados três filmes fica a ideia que resistiram as personagens mais bem interpretadas, principalmente Adam Driver e o seu Kylo Ren, a sua dictomia e presença foi clara, e por vezes diminui os heróis para um segundo plano. O tridente Ridley Boyega e Isaac fica a ideia que perderam por personagens muito unidimensionais, mas ganharam a visibilidade que poderá confirmar outros atributos em projetos mais exigentes.

O melhor - Concluir tudo com objetividade

O pior - As personagens ficarem bastante reduzidas no meio de toda a historia

Avaliação - C+

No comments: