Monday, March 09, 2020

Spenser Confidential

Num ano em que parece que a Netflix aos poucos vai recuperando o seu fulgor do ano passado, em pleno mes de Março estreou esta nova colaboração entre Mark Wahlberg e Peter Berg, a quinte consecutiva, num filme mais para o grande publico que junta ação e comedia. Em termos criticos esta colaboração ja teve resultados mais imponentes ja que este acabou por ser recebido com indiferença critica. Comercialmente so com o tempo se poderá perceber qual o real valor deste projeto ja que o serviço de streaming tem sempre muita dificuldade em ser avaliado.
Sobre o filme podemos dizer que Wahlberg funciona acima de tudo no lado mais humorístico já que como herói de ação parece sempre igual. O filme tem os defeitos e virtudes que o filme e o seu protagonista ultimamente tem tido. Ai o filme parece sempre funcionar muito melhor na comedia de alguns dos seus apontamentos do que propriamente na intriga algo previsível e pouco interessante ou mesmo nas sequencias de ação.
Esta colaboração entre Wahlberg e Berg tem sido um misto de produções algo desenovidas e com objetivos em termos de debruçar sobre uma situação com outros filmes pouco intensos ou mais que isso significativos. Este parece-me ser obviamente um desses segundos casos, num filme que e apenas resgatado pelo lado da comedia e a química entre a equipa dos protagonistas.
Numa altura em que pensávamos que a carreira de Berg como realizador estaria noutro nível parece-me um filme mais pensado no lado comercial do que outra coisa, mas fica a ideia que no género já muito e melhor foi feito noutros conceitos, sendo claro que ainda não foi aqui que Netflix começou a ganhar o ano.
A historia fala de um ex policia que apos ser preso ve o seu antigo chefe e o responsável pela sua detenção ser assassinado e as culpas recaírem num policia tido como honesto que o leva a investigar por conta próprio o ocorrido.
A intriga de corrupção policial deve ser dos temas mais recorrentes nos últimos tempos aqui o tema e trabalhado como muitas vezes já foi feito e o filme torna-se no seu desenvolvimento algo previsível. Em termos de personagens o filme e competente mas funciona muito melhor nos diálogos humiristicos.
Berg já foi um realizador mais promissor no que diz respeito aos seus filmes e o que eles significam aqui parece-me um trabalho de tarefeiro pouco arriscado e que o faz um filme quase indiferente na carreira.
No cast Wahlberg já nos pareceu em melhor forma, ultimamente temos este registo comico rebelde igual a outros papeis mas sem dificuldade porque encaixa no esteriotipo que criou. Fica a ideia que o filme necessitava acima de tudo de outros atores em destaque.

O melhor - Enquanto comedia funciona

O pior - Enquanto filme de ação nem tanto

Avaliação - C

No comments: