
Sobre o filme confesso que desde logo existe um problema o lado que mais interessava todos era a forma e como e que se foi criando o senhor dos aneis e o filme e quase totalmente omisso nesse particular. Antes disso prefere ir buscar os primeiros anos do autor a sua relação amorosa e o seu grupo de amigos que pode ter sido a base de Senhor dos Aneis. Isso retira algum impacto e torna o filme semelhante a maior parte dos biopics so surgindo o paralelismo na parte final.
Normalmente os filmes sobre frequentadores de universidades inglesas tradicionais segue os mesmos pontos, os grupos frequentados, as opções as ligações a professores e aqui o filme acaba por seguir essas vertentes perdendo quem sabe demasiado tempo em dissertações teóricas o que e estranho para alguém com uma obra tal relevante que surge apenas no final do filme.
Fica sempre o primeiro registo da tentativa de contar a historia de um dos autores mais misteriosos da historia da literatura moderna. Tem o problema de não ter a chancela oficial da família e isso pode ter dificultado a pesquisa do filme. Existem pontos onde o filme parece demorar muito, mas no final e com a aproximação a obra o filme ganha claramente dimensão.
A historia fala nos dos primeiros anos de vida de Tolikien a sua inclusão numa casa de acolhimento, a sua entrada em Oxford a ida para guerra e acima de tudo o clube construído com os seus amigos de escola tendo em vista a potenciação da arte.
Em termos de argumento o filme peca quem sabe por alguma falta de objetividade no relato de episódios concretos. Disserta demasiado sobre o crescimento da linguagem e forma escrita do autor e isso tira algum impacto concreto ao filme.
Na realização a tarefa ficou entregue a Karukovski um realizador finlandês que teve aqui o seu projeto mais relevante e maior ate ao momento. O resultado e simplista e tradicional nos primeiros momentos, e so no fim nas sequencias de guerra temos mais risco, e que funciona principalmente no paralelismo efetuado com os livros
No cast parece-me que Hoult e algo repetitivo neste tipo de papeis e aqui acaba por ser mais do mesmo. Junto a si Collins da a suavidade típica das mulheres de, mas esta longe de ser um filme que potencia interpretações de primeira linha.
O melhor - As pontes finais do autor e da obra.
O pior - Disserta demasiado tempo em formulas de escrita e divagações de arte
Avaloiação - C+
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