Saturday, July 27, 2019

Tolkien

JRR Tolkien e um dos autores mais amados da literatura do ultimo seculo, nem que seja pelo sucesso imediato e pela imaginação que demonstrou na elaboração das historias da terra media. Contudo a sua figura ficou sempre algo escondida. Dai que este seja um remake com alguma curiosidade embora se debruce no antes publicação. Em termos de resultado critico as coisas foram demasiado medianas o que podem ter esfriado a expetativa relativa a este filme. Comercialmene um biopic sem figuras de primeira linha acabou por chamar apenas a atenção aos fas inquivecos do autor.
Sobre o filme confesso que desde logo existe um problema o lado que mais interessava todos era a forma e como e que se foi criando o senhor dos aneis e o filme e quase totalmente omisso nesse particular. Antes disso prefere ir buscar os primeiros anos do autor a sua relação amorosa e o seu grupo de amigos que pode ter sido a base de Senhor dos Aneis. Isso retira algum impacto e torna o filme semelhante a maior parte dos biopics so surgindo o paralelismo na parte final.
Normalmente os filmes sobre frequentadores de universidades inglesas tradicionais segue os mesmos pontos, os grupos frequentados, as opções as ligações a professores e aqui o filme acaba por seguir essas vertentes perdendo quem sabe demasiado tempo em dissertações teóricas o que e estranho para alguém com uma obra tal relevante que surge apenas no final do filme.
Fica sempre o primeiro registo da tentativa de contar a historia de um dos autores mais misteriosos da historia da literatura moderna. Tem o problema de não ter a chancela oficial da família e isso pode ter dificultado a pesquisa do filme. Existem pontos onde o filme parece demorar muito, mas no final e com a aproximação a obra o filme ganha claramente dimensão.
A historia fala nos dos primeiros anos de vida de Tolikien a sua inclusão numa casa de acolhimento, a sua entrada em Oxford a ida para guerra e acima de tudo o clube construído com os seus amigos de escola tendo em vista a potenciação da arte.
Em termos de argumento o filme peca quem sabe por alguma falta de objetividade no relato de episódios concretos. Disserta demasiado sobre o crescimento da linguagem e forma escrita do autor e isso tira algum impacto concreto ao filme.
Na realização a tarefa ficou entregue a Karukovski um realizador finlandês que teve aqui o seu projeto mais relevante e maior ate ao momento. O resultado e simplista e tradicional nos primeiros momentos, e so no fim nas sequencias de guerra temos mais risco, e que funciona principalmente no paralelismo efetuado com os livros
No cast parece-me que Hoult e algo repetitivo neste tipo de papeis e aqui acaba por ser mais do mesmo. Junto a si Collins da a suavidade típica das mulheres de, mas esta longe de ser um filme que potencia interpretações de primeira linha.

O melhor - As pontes finais do autor e da obra.

O pior - Disserta demasiado tempo em formulas de escrita e divagações de arte

Avaloiação - C+

No comments: