Monday, July 15, 2019

John Wick III

John Wick é um fenomeno dificil de compreender na sua base em termos do sucesso que de imediato obteve. Primeiro porque e um filme de açao tradicional onde o heroi faz o impossivel, depois porque e um filme de pouca ou nenhuma linhagem narrativa e por fim porque apareceu no momento em que Keanu Reeves esta em decrescimo da carreira com passagens por filmes de samurais na Asia. O filme tornou-se num fenomeno comercial e critico que teve neste terceiro filme mais um episodio de sucesso em toda a linha
Sobre o filme podemos dizer que na essencia e mais do mesmo, ou seja duas horas e dez de John Wick em confronto fisico e com armas com dezenas de pessoas com muito sangue, violencia e morte como primeiros ingredientes. Alias o filme basicamente nao tem estrutura narrativa para alem das situações limite do personagem e alguns easter Eggs como a ligação nostalgica de Reeves e Fishburne.
Em termos produtivos o filme vai aprimorando o que lhe faz sucesso, concretamente no que diz respeito a forma como as sequencias de açao e luta estão cada vez mais trabalhadas a violencia e mais grafica e as sequencias colaterais tem cada vez menos sentido. Quem gostou e achou graça aos primeiros filmes vai achar a este quem nao gostou nao sera neste filme que ficara convencido.
Num cinema cada vez mais peculiar e onde as ideias nao abundam, assumir que nao estamos perante um filme com argumento de primeira linha pode ser o primeiro ponto para melhorar outros aspetos que permitam que o filme funcione em todas as outras suas vertentes mesmo que estas sejam menos exigentes. Este filme acaba por assumir essas debilidades.
A historia segue John Wick agora expulso da sua congregação e com a sua cabeça a premio que vai tudo fazer para sobreviver a investida de diversos assassinos profissionais prontos em recolher o dinheiro que a morte dele vale.
Em termos de argumento John Wick basicamente nao existe, e uma serie de situaçoes que permitem combates interminaveis com manobras de primeira linha quer no confronto fisica quer no manuseamento de armas, mas pouco mais ja que no restante o filme nao existe enquanto historia.,
Na realizaçao Stahelski ficou a cargo com este terceiro episodio depois de ja ter estado ao leme dos dois primeiros. O estilo e o mesmo com o lado grafico imponente mas sem grande inovaçao relativamente aos filmes anteriores. Deve ser importante perceber o que vale fora da saga.
Se existe alguem limitado que fez desse lado a sua força foi Reeves que reinventou a carreira com John Wick, funciona nas sequencias de açao mesmo que a destreza fisica seja longe dos seus melhores momentos. De resto as insuficiencias de sempre, num filme que puxa pouco pelas interpretaçoes quer sua quer dos restantes.

O melhor - O estilo John Wick esta la

O pior - O argumento e redizido ao minimo

Avaliação - C

No comments: