Saturday, July 13, 2019

The Wedding Guest

Michael Witerbottom e um dos realizadores ingleses mais polemicos mas ao mesmo tempo cujo os seus filmes arriscam para fazer o seu destino em festivais de referencia. O ano passado em 2018 surgiu este seu filme passado entre a India e Paquistao que acabou por ser dos seus mais convencionais, talvez por isso tenha estado longe de brilhar criticamente com avaliaçoes medianas e tambem comercialmente onde apenas a presença de Patel nao foi suficiente para fazer o filme funcionar.
Sobre o filme podemos dizer que o mesmo e uma especie de road trip com o aliciante de ser um filme que se passa num contexto cultural distante e que o filme consegue retratar com alguma qualidade englobando as personagens nesses mesmos promenores.
Se deste ponto de vista o filme funciona no que diz respeito a intriga e narrativa em si o filme parece-me mais limitado e surpreendentemene convencional tendo em conta o realizador em questao. Temos a historia de um rapto que se torna uma relação numa especie de Bonny e Cleyde num contexto diferente mas com principios similares e que sao na maior parte do tempo algo previsiveis.
POr tudo isto e um filme que cumpre os requisitos minimos sem ter grandes aspetos que o inalteçam ou que o separem de filmes medianos do mesmo genero. Ganha por se fazer transportar para um cultura social e tradicionalmente diferente que acaba por ser o aspeto mais curioso do filme. Nao sendo o filme mais vincado ou melhor de Witterbotom e um filme que se aceita na sua carreira.
A historia fala de um profissional que e contratado para rapatar a noiva de um casamento contudo um acontecimento ocorrido fora do plano altera por completo o combinado conduzindo a uma road trip entre o sequestrante e a vitima.
Em termos de argumento o filme esta longe de ser brilhante ou original, opta quase sempre por procedimentos simples, e mesmo algo previsiveis e depende muito de um final que acaba por ser funcional.
Na realizaçao ja tivemos filmes mais trabalhados, mais visiveis ou mesmo mais impactantes de winterbottom este e de procedimentos mais simples com o aliciante de nos trazer o lado mais claro dos paises onde o filme se passa e nisso penso que o filme acaba por ser competente.
No cast Patel esta nos ultimos anos a construir uma carreira interessante com diferentes registos e com recursos que fazem dele neste momento um valor seguro. Junto a si Apte mais proxima do Bollywood da o lado local que o filme quer ter.

O melhor -Entrar na cultura social dos paises

O pior - Algo previsivel no seu desenvolvimento

Avaliação - C+

No comments: