Monday, July 22, 2019

Men in Black: International

Já faz mais de 20 anos que Will Smith e Tommy L Jones conquistaram o publico americano nesta comedia intergalatica. Depois de duas sequelas com a mesma dupla surge a tentativa de revitalizar a saga com novos rostos. PEse embora esta tentativa as coisas nao funcionaram, desde logo criticamente ja que a recepçao a esta nova roupagem foi bastante negativa, mas tambem criticamente onde o filme ficou muito longe dos resultados com Will Smith.
Sobre o filme podemos dizer que o filme ate começa bem, na integraçao do novo elemento e principalmente por acabar por ter sequencias em diferentes partes do mundo. No inicio temos a evocaçao da estetica que e um dos pontos de partida dos primeiros filmes. Onde o filme acaba por nao funcionar e no humor, Smith conseguia com o seu estilo dar sentido e mais que isso ser o click comico que o filme tinha e principalmente aproxima-lo do espetador algo que este nunca consegue ter.
Tambem em termos de narrativa e intriga o filme ate pode ser mais arrojado apostando em twists mas acaba por sair mal, primeiro porque o twis e demasiado previsivel e depois porque nao deixa crescer as personagens secundarias. Mais concretamente ao longo de todo o filme nunca temos um vilao assumido e o filme necessita desse balanço para deixar de ser tao dependente do lado comico.
Fica a ideia que a tentativa falha, nao pelos protagonistas embora MIB seja sempre Will Smith, mas principalmente porque o filme nao consegue atualizar o humor dos primeiros filmes para o nosso dia e surpreender. Fica a ideia que sera uma ideia gasta e que dificilmente podera ser potenciada a nao ser com uma abordagem de realizaçao diferente que o filme tambem nao faz.
A historia fala de novos agentes do MIB em Londres que acabam por tentar capturar uma dupla de extra terrestres sanguinarios que tem em sua posse uma arma que podera colocar filme imediato ao mundo em que vivemos.
EM termos de argumento o filme nao funciona quer no lado comico, onde as personagens nunca conseguem ter este carisma para segurar o filme, mas acima de tudo também não funciona no seu lado mais de intriga, onde acaba por ser demasiado previsivel
Na realizaçao deste quarto capitulo a bitola foi entregue a Gary Gray um realizador de filmes de açao pura, que teve em Straight Outta COmpton o seu maior sucesso. parece que o realizador assume o papel de tarefeiro e pouco mais deixando brilhar os contextos situacionais do filme, estando longe do bom trabalho do filme ja referido.
No cast Hemsworth podera ser parecido com Smith na ligeireza da sua presença e no equilibrio entre açao e comedia, e neste filme dá-nos esse lado. Thomspon tem estado em destaque mas nao funciona já que é demasiado ligeira para uma personagem que exigia mais carisma. Nao me parece ser possivel funcionar MIB sem Smith

O melhor - Os locais do filme

O pior - A forma como tenta ter mais intriga e nao consegue conciliar isso com trabalho do argumento

Avaliação - C-

No comments: