Sunday, June 03, 2018

Wrinkle in Time

Numa aposta cada vez maior da Disney de lançar algumas das suas obras de desenhos animados em Live Action, este ano surgiu esta produçao, cuja a historia de base acabava por ser menos mediatica do que outras da empresa, mas que apostou tudo numa produçao de primeira linha, não so na escolha da realizadora mas acima de tudo do cast. Dai que acabou por ser com muita surpresa que este filme tornou-se num floop critico com avaliaçoes medianias muito longe da tendencia positiva da Disney e mesmo comercialmente esteve muito longe das ambiçoes de um projeto desta natureza, razões pelas quais em alguns paises acabou mesmo por ir direto para aluguer.
SObre o filme eu confesso que das historias da DIsney sempre achei esta algo confusa e dificil de entender para os mais pequenos por ter em si elementos de um entendimento dificil e demasiado complicado para um filme juvenil. No filme tudo ainda se torna mais complicado quando se tem que fazer um filme dinamico para toda a familia, que acaba por nunca ser. O filme nunca consegue ter o seu ritmo, nunca consegue ser engraçado, sendo uma trapalhada de ideias confuso, onde apenas a espaços alguns cenarios esteticos acabam por dar alguma cor a um filme completamente disfuncional de principio a fim.
E se na historia tudo funciona mal, em termos produtivos as coisas nao correm melhor, a caracterizaçao e mais que isso a forma como as tres mulheres que auxiliam os jovens aparecem e absolutamente sem sentido nenhum, com o caso mais incrivel a ser o de Operah suprema, que é obviamente um autentico desastre a todos os niveis. A forma como o filme tem uma ideia dificil, nao a consegue concretizar e ainda lhe fornece detalhes de pessima qualidade fazem facilmente deste filme talvez a pior produçao da disney que há memoria.
Ao contrario da maior parte dos filmes da produtora que encaixam em pequenos e graudos este acaba por nao conseguir encaixar em ninguem, nao so por o filme ser demasiado complicado para as crianças e sem grande logica para os adultos mas acima de tudo porque em nenhum momento da sua duraçao não consegue enterter, e quando assim é o resultado so pode ser pessimo.
A historia fala de dois irmãos, que com a ajuda de um amigo, embarcam por uma viagem por outros planetas de forma a tentar encontrar o pai desaparecido, tendo o auxilio de três mulheres contra uma força maligna suprema
Em termos de argumento a historia e conhecida e complicada, mas penso que o filme ainda a torna mais complicada nao simplificando processos e acima de tudo nunca tirando potencial dos outros pontos do argumento como personagens e dialogos.
Duvernay estava obviamente em mare alta depois de Selma e do documentarios 13th, contudo esta sua experiencia em cinema de grande estudio e a todos os niveis um desastre, opções de realizaçao completamente desastrosas, completamente perdida a lidar com os efeitos, e daqueles filmes que provam que alguns realizadores funcionam com um tema, neste caso a raça e nada mais.
No cast os jovens do filme parecem demasiado formatados, pouco espontaneos acabam por nao ter o carisma para guiar o filme. Mas o desastre completo surge nos secundarios com destaque para uma irritante Witherspoon e Whinfrey

O melhor - A pouca resposta comercial que o filme teve.

O pior - Chega a ser penoso ver o filme

Avaliação - D-

No comments: