Sunday, June 10, 2018

Love Simon

As comedias de adolescentes são um genero com muitos filmes mas onde apenas as mais conceituadas consegue chegar ao sucesso principalmente critico. Este ano em Março um dos filmes que chamou a atençao principalmente por trazer o tema da homossexualidade adolescente foi este filme que conseguiu uma excelente receçao critica de forma a sublinhar a coragem de um tema num filme daquele genero. Comercialmente sendo que se trata de um filme sem grandes figuras de primeira linha os resultados tambem foram positivos.
E obvio que com a abertura do mundo era uma questao de tempo a termos uma comedia romantica adolescente homossexual de estudio. Este filme e claramente isso com todos os ingredientes de uma comedia romantica hetero. Neste prima o filme deve ser valorizado mais pela coragem do que propriamente por uma originalidade dos apontamentos individuais do filme que sao na sua essencia iguais a outros filmes da geração MTV.
Tem um ponto onde me parece que o filme falha em grande linha na sua conclusao de filme de encantar. Num filme que ate consegue ter alguma seriedade e maturidade na discussao do assunto, na forma como nos da o conflito mais interno do que externo do personagem central, aquele final hollywodesco desde logo ivermosivel perde por deixar cair a maturidade que em alguns apontamentos o filme tem e nisso acaba por colocar em causa na minha opiniao o resultado do impacto concreto do filme.
Outro ponto que me parece desnecssario no filme e ele acaba por exagerar e no excesso de personagens apenas com efeito comico, pese embora a toada ligeira ate possa ajudar a transmitir uma mensagem de normaldiade que penso que e um vetor que o filme quer ter, acaba por exagerar no meio de uma moratoria bem definica o exagero principalmente na figura do reitor.
A historia fala de um jovem igual a tantos outros que em pleno liceu tenta assumir a sua sexualidade junto dos diferentes universos onde vive, sendo que se tenta perceber para as repercursoes da escolha nao convencional.
Em termos de argumento parece-me que a determinada altura o filme não e rebelde o suficiente, tem alguns momentos onde temos alguma originalidade como o lado musical universitario do personagem mas são momentos soltos, ja que quase sempre o filme opta por o cliche adaptado a historia.
Na realizaçao Berlanti vem da televisao para um trabalho simples, tipicamente adolescente com ritmo e apenas com alguns momentos de creatividade que mesmo esse deveriam ter sido mais potenciados. O sucesso podera lhe ditar novos filmes mais ai vai ter de mostrar mais qualquer coisa.
Um dos problemas do filme na minha opiniao e Robinson o mesmo nunca parece perdido no filme quando a sua personagem esta. Acho que ao longo de todo o filme falta emoçao e o sofrimento que a personagem tem e aqui acho que o jovem esteve longe do que outros da mesma idade ja conseguirem em papeis dificeis. Nos secundarios pouco ou nenhum risco.

O melhor - O risco de fazer um filme comum de adolescentes sobre uma relaçao homossexual

O Pior - O final

Avaliação - C

No comments: