Tuesday, June 26, 2018

Gemini

O cinema independente promovido para festivais mais pequenos muitas vezes trazem-nos facetas de atores de uma segunda linha que muitas vezes servem para sustentar o salto para filmes de maior dimensao. Este pequeno filme tras-nos duas actrizes em ascenção mas ainda num nivel secundario num thriller no mundo do cinema. O resultado critico do filme foi bastante positivo com avaliaçoes essencialmente positivas que lhe deu corpo para estar em alguns cinemas. Comercialmente a falta de uma figura de primeira linha nao permitiu grandes resultados.
Sobre o filme eu confesso que normalmente o filme dentro da industria do cinema tem sempre alguma intriga clara e sempre uma forma de nos dar o dark side, este filme nao e excepçao na forma como nos tras personagens estranhas perdidas em algum lado que o filme tenta encontrar. Essa forma da ao filme um tom noir que o favorece mas que depois em termos de intriga e argumento não sabe aproveitar porque tudo e demasiado obvio.
Desde logo a intriga inicial quer a forma como a relaçao e fornecida mas acima de tudo o lado da investigaçao ao que realmente aconteceu nunca consegue ter a intensidade que liga o espetador. Talvez muito por culpa de uma tentativa de dar um filme introspetivo dentro de uma personagem o filme perde balanço para fazer funcionar tudo o resto e no final percebemos bem que tudo foi demasiado previsivel na sua conclusao.
Mas e sempre interessante ver duas actrizes jovens arriscar num filme mais pequeno que nao e propriamente exigente para elas mas que acaba por dar uma carreira fora do grande circuito que acaba por ser importante no crescimento das carreiras, nao me parece nem de perto nem de longe um filme de primeira linha mesmo que envolvencia consiga o que o filme mais quer que e a tensao psicologica.
O filme fala da relaçao de uma estrela de hollywood com uma assistente ate que a primeira acaba por aparecer morta e tudo indica ter sido a segunda a autora do crime.
Em termos de argumento eu confesso que a criaçao da intriga nao sendo original acaba por ser conseguida, o filme perde na forma como tudo depois e demasiado mecanico e previsivel principalmente a sua conclusao. e num thriller deste genero previsibilidade e um adversario.
Em termos de realizaçao Aaron Katz e um realizador independente que tem talvez aqui a sua obra mais conhecida. A forma de realizar parece-me interessante mesmo que nao de dimensao ao filme. Vem de uma escola obvia e nao quer sair dela, provavelmente necessitara de mais para alguem reconhecer o seu nome no futuro.
Nao sendo um filme dificil para o cast pela falta de rotações nas personagens e um filme que vinca a personagem central e aqui Lola Kirke sai mais reforçada que kravitz talvez por ser a protagonista e dar bons momentos de ambiguidade e acima de tudo pelo filme ser focado na sua personagem

O melhor - O tom do filme

O pior - Demasiada previsibilidade nas suas escolhas

Avaliação - C

No comments: