Thursday, June 07, 2018

Sherlock Gnomes

Sete anos depois de gnomos de barro teram ganho alguma dimensão no cinema de animação com o original Gnomeo and Juliet eis que surgiu a sua sequela em mais uma adaptação literaria de uma historia bem conhecida, concretamente Sherlock Holmes. O resultado desta segunda versão foi a todos os niveis bem inferior do que o primeiro filme, desde logo em termos criticos onde as avaliações foram essencialmente negativas, mas também comercialmente onde não chegaram a metade dos rendimentos do primeiro filme, e podem ter marcado assim o final da animação dos bonecos de barro.
Sobre o filme eu confesso que fiquei agradado pela originalidade do primeiro filme, principalmente pela originalidade tecnica do filme assumida em cada som ou movimentos dos bonecos. Este filme desde logo não trás essa novidade e torna-se por isso mais previsivel, temos menos tradiçao dos bonecos de barro para ter um filme menos preocupado com essa base, e mais preocupado em relacionar as personagens com uma historia que me parece tirar alguma da formula que o primeiro filme acaba por ter.
Mesmo assim e nao sendo um filme original ou uma abordagem diferenciadora na sua genese, existem pontos que o filme trabalha bem principalmente na personagem central, a forma como Sherlock se perde dos seus pensamentos e a forma como isso e traduzido em animaçao e um dos bons momentos de animaçao dos ultimos tempos, e faz-nos pensar que talvez as sequelas com algumas excepçoes sao por natureza mal amadas em termos criticos.
Estando algo longe do primeiro filme, principalmente nos seus valores narrativos parece-me que em momento algum este filme é um desastre, principalmente porque as valencias tecnicas e um ou outro apontamento acabe por lhe dar alguma força. Nao e nem de perto nem de longe um grande filme, mas está longe de ser um desastre.
A historia fala de Gnomeo and Juliet e a forma como os mesmos vão ter de se aliar com Sherlock e Watson em tentar desvendar o que se encontra por trás do desaparecimento de todos os gnomos de louça de Londres.
Em termos de argumento a originalidade e principalmente da ligação dos bonecos a historia acaba por ser perder. Dai que tenhamos um argumento mais simplista e mais comum. No fundo tem uma boa moral,  mas parece-me ser aqui que o filme perde bastante relativamente ao primeiro filme.
na realizaçao desta sequela surge o criador do primeiro kung Fu panda, nao temos muita inovaçao aproveitando o que de bom  o primeiro filme teve, a ideia dos bonecos de barro e os sons inerentes são a mais valia do filme e volta a ser aproveitado.
O cast de vozes é interessante para alem de aproveitar muito bem a expressão que Depp consegue dar, o que acaba por ser a mais valia do filme neste particular, um cast recheado de estrelas permite um filme competente neste nivel.

o melhor - Depp como Sherlock

O pior - Perder muito da mitologia dos gnomos num argumento que foge da tradiçao dos mesmos

Avaliação - C+

No comments: