Tuesday, June 05, 2018

Unsane

No ultimo festival de Berlim o buzz à volta dos filmes ali apresentados centrou-se em particular no novo filme de Soderbergh, principalmente pelo facto de todas as imagens do filme terem sido captadas com recurso a uma camara de um iphone. Este espirito exprimentalista acabou por não ser unanime das avaliações pese embora na sua maioria a resposta critica ate tenha sido positiva. Comercialmente e sendo este um filme de valor comercial menor do realizados os resultados comerciais acabaram por ser os esperados.
SObre o filme inicialmente parece-me obvio que nos temos de habitual a forma do mesmo ser filmado, é uma forma diferente, esteticamente algo difusa mas que com o passar narrativo do filme parece encaixar na toada que o filme quer ter e acaba por ser uma opção interessante, que por si so nao potencia o filme mas serve para alimentar algum secretismo e alguma live action que o filme quer ter.
Em termos narrativos o filme tem duas fases uma primeira onde se discute a saude mental, e um segundo o stalking, pese embora inicialmente nos pareça que o filme podia ser mais denso narrativamente numa abordagem em exclusivo na primeira linha, a segunda opção mais fisica mais intensa acaba por resultar num filme com alta tensão psicologica quase a tocar no terror mais intenso, e que funciona não só em termos esteticos como na tensao entre personagens.
Assim é facil gostar deste filme, pela forma como cria impacto, como transmite sensações aos espetadores. Pode-se dizer os mais tradicionalistas que a forma de filmar e desnecessária, e ate posso concordar com isso, mas é uma forma diferente uma assinatura propria de um filme algo cinico que inicialmente conduz nos para um caminho para nos dar um filme mais objetivo e claramente mais de corpo.
A historia fala de uma jovem vitima de stalking com stress pos traumatico que é inserida contra a sua vontade numa instituiçao psiquiatrica, percebendo que ali é dificil de viver principalmente com total lucidez.
O argumento tem dois pontos bem trabalhados, a questão economica das instituições privadas de saude, um tema que o filme toca com impacto num segundo plano, e obviamente o stalking. A historia e algo linear, mas a forma como a densidade e a tensão aumenta no filme acaba por ser funcional na historia.
Soderbergh e um realizador experiente, que gosta de exprimentar e aqui tem um dos seus filmes mais exprimentalistas na forma como o realizou. A opçao nao sendo a mais estetica funciona e cria impacto, quer nos dialogos mas mesmo na forma estetica do filme. Dizer que Soderbergh e um grande realizador e um lugar comum, parece-me conseguir diversificar num filme como este.
O filme beneficia ainda de um excelente desempenho de Claire FOy, uma das ultimas surpresas da televisao, tem aqui um papel intensdo, dramatico, com disponibilidade fisica, e que demonstra bem a versatilidade de uma actriz a seguir os proximos anos.

O melhor - A forma como o filme vai escalando a tensão.

O pior - Penso que um filme menos objetivo poderia ter outro tipo de impacto ainda maior

Avaliação - B

No comments: