Friday, March 16, 2018

The Vanishing of Sidney Hall

Existem filmes que parecem ter tudo para funcionar, mas que por vezes qualquer coisa falha e tornam-se em filmes mal amados por parte da critica comprometendo todas as suas expetativas. Isso foi o que aconteceu com este filme sobre o romance dentro do romance que acabou por ser destruido por completo pela critica, e estreou em poucos ecras sem nenhum mediatismo, um filme que pela forma como foi elaborado pensou certamente em voos mais elevados.
Sobre o filme podemos dizer que filmes sobre personagens sao sempre complicados porque todos os segmentos tem de ser coerentes uns com os outros, e este filme perde a partida por ai, os tres pontos do personagens nos tres momentos de vida do mesmo nao conseguem pelo menos na personagem ter qualquer tipo de unicao o que acaba por perder a singularidade do personagem mesmo que os acontecimentos traumaticos revelados possam levar a alterar componentes basicos.
Mas mesmo assim temos um filme arrojado principalmente na montagem na forma como nos da tres vertentes distintas do personagem temporalmente separadas para nos dar ao fim a razao de todas elas com as revelações, nisso o filme e inteligente porque prende ao ecra um espetador que passa por diferentes fases, para acabar num drama simples, sem grandes rodeios e que torna-se algo diferente pela opçao numa montagem diferente do habitual.
Nao sendo um grande filme porque nunca o consegue ser, acho que se torna um exagero o coro de criticas a um filme quase sempre bem interpretado pelos jovens, com alguns twists e que se torna um agradavel filme para passar o tempo mesmo que o seu significado e intensidade emocional nao sejam particularmente diferenciadores.
O filme fala de um jovem desintegrado na escola com jeito para a escrita em tres fases, uma na adolescencia, uma na ascençao da fama e uma terceira onde se encontra desaparecido e solitario na companhia de um cao.
O argumento e ambicioso e muito intenso do ponto de vista emocional, nao e propriamente um filme totalmente coerente na construçao da personagem central e o filme perde um pouco por isso, mas e obviamente um filme com uma intensidade emocional interessante fruto de um argumento competente.
Na realizaçao Shawn Christensen normalmente relacionado com os filmes independentes tem aqui um trabalho interessante mas muito potenciado pela sua montagem na realizaçao fica a ideia que existia espaço para mais principalmente na forma como alimentava o suspense. A critica nao o ajudou num filme que poderia ser um salto na carreira.
No cast ja mencionei que acho Lerman um dos actores mais versateis e compententes da sua geração, num trabalho complexo penso que o seu pepel tem meritos mesmo sofrendo de alguns desajustes na forma como a personagem e criada. Mesmo assim penso que aqui temos um bom exemplo dos diferentes componentes dele como ator. Ao seu lado bom desempenho de Monhogan ainda que com pouco tempo.

O melhor - A montagem

O pior - A pouca ligaçao entre as fases da mesma personagem

Avaliação - C+

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